segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Irmãos cristãos são envenenados por patrão muçulmano no Paquistão


Patrões muçulmanos de três faxineiros cristãos teriam os envenenado em um salão de festas no dia 15 de dezembro, matando dois deles. No momento dessa notícia, o terceiro estava lutando contra a morte sob cuidados especiais.

O pai dos três trabalhadores, Yousaf Masih, disse que o proprietário do salão de festas, juntamente com o administrador, envenenaram seus filhos porque eram cristãos que ousaram pedir pelo pagamento que lhes era devido.

Imran Masih, 29, e Irfan Masih, 25, morreram no Salão de Festas Ferozewala Pul após terem sido forçados a beber algo fortemente envenenado, disse Yousaf Masih. O terceiro trabalhador, Aakash Masih, de 23 anos, estava em condições críticas na UTI do Hospital Civil de Gujranwala, na província de Punjab.

“Na posição em que estavam, parece que foram forçados a consumir algum tipo de bebida envenenada, ou alguma droga, e foram deixados lá para morrer”, disse Yousaf Masih. “A administração do salão de festas não telefonou nem os levou para um hospital. Em vez disso, eles nos telefonaram após a morte de dois de nossos entes queridos.”

A delegacia de polícia Colônia dos Povos registrou um assassinato e um caso de fraude contra Imtiyas Warriach, proprietário do salão de festas Ferozewala Pul, e contra o administrador do salão, Abid Virk. Até o momento dessa notícia, os dois permanecem em liberdade.

O chefe da delegacia de polícia não estava disponível para comentar o assunto, mas um oficial disse à agência de notícias Compass Direct News que os dois suspeitos seriam presos em breve.

A família soube das mortes quando um outro filho de Yousaf Masih, Javed Masih, de 21 anos, recebeu um telefonema em casa do proprietário do salão, Imtiyas Warriach, dizendo que seu irmão mais velho, Imran Masih, estava morto no chão do salão de festas.

Por não terem recebido pagamento, os três irmãos tinham deixado o salão para trabalhar em outro local antes de terem regressado no fim de semana que antecedeu o envenenamento. Javed Masih disse que falara ao telefone com Imtiyas na sexta-feria, dia 11/12, quando o proprietário ligara pedindo que seus três irmãos voltassem ao trabalho.

“O proprietário e o administrador do salão de festas me ligaram na manhã do dia 11 de dezembro e imploraram para que meus três irmãos se reunissem e começassem a trabalhar”, disse Javed Masih. “Eles prometeram pagar seus salários atrasados, bem como um bônus de natal e as horas extras. Meus irmãos concordaram e foram trabalhar na manhã seguinte.”

Quando Yousaf e Javed Masih foram chamados ao salão de festas, no dia 15 de dezembro, encontraram Imran Masih e Irfan Masih mortos. Aakash Masih estava vivo, mas ainda deitado no chão, disseram eles.

Yousaf Masih disse que, há muito tempo, seus filhos tinham-lhe dito que o proprietário Imtiyas Warriach e o administrador Abid Virk se recusavam a pagar suas diárias e que os administradores e membros da equipe do salão falavam-lhes de forma depreciativa por serem cristãos.

“Sobre a exigência de suas diárias, o proprietário e o administrador tinham-lhes ameaçado que continuariam a trabalhar sem pagamento ou enfrentariam consequências terríveis”, disse Yousaf Masih. “Após meus filhos terem voltado a trabalhar como faxineiros, tanto o proprietário como o administrador começaram a ridicularizá-los por terem deixado o emprego anteriormente. Os dois muçulmanos zombaram de meus filhos por serem cristãos e os chamou de nomes pejorativos tais como "Chootra"”.

Yousaf Masih, de 47 anos, disse ao Compass no escritório de uma organização de direitos humanos que seus filhos haviam trabalhado no mesmo salão de festas desde o dia de sua abertura em 2005. Soluçando, ele disse que o proprietário e o administrador nunca lhes pagaram o salário completo durante esse tempo. Então, eles começaram a procurar por outro trabalho algumas semanas antes do festival islâmico de sacrifício, chamado Eid-ul-Azha.

Os muçulmanos evitam casamentos durante o mês islâmico de Muharram. Então, na pequena janela de tempo entre esse mês e o fim do festival de Eid-ul-Azha, os salões de festas de casamento prosperam e precisam de toda a ajuda possível, disse ele.

Javed Masih disse que os corpos de Imran Masih e Irfan Masih foram levados para o necrotério do Hospital Civil de Gujranwala para autópsia.

Fonte: Portas Abertas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cristãs idosas eritreias foram libertas


A organização International Christian Concern (ICC) informou que nesta terça-feira, 15 de dezembro, por volta das 15h30, hora local, os oficiais da Eritreia libertaram todas as cristãs eritreias que estavam presas desde 5 de dezembro.

As senhoras foram presas por orar juntas em uma casa em Asmara, capital da Eritreia. As forças de segurança do país invadiram a reunião de oração e levaram as mulheres para uma delegacia de polícia.

As mulheres faziam parte, em sua maioria, da Igreja Faith Mission, uma igreja evangélica com fundamentos metodistas. A congregação tem realizado atividades evangelísticas e de desenvolvimento no país há mais de 50 anos, e foi forçada a se tornar “não oficial” depois que os oficiais da Eritreia exigiram que todos os grupos religiosos fossem registrados.

Desde 2002, o governo da Eritreia tem reprimido até mesmo as igrejas registradas. Mais de 3.000 cristãos foram presos e têm sido mantidos em calabouços subterrâneos, containeres de metal e quartéis militares. Muitos morreram na prisão por causa da tortura e falta de cuidados médicos.

Uma das cristãs que foram soltas disse para o ICC: “Ficamos muito alegres por todas as pessoas que oraram por nós. Agradeçam a Deus por nossa libertação.”

Fonte: Portas Abertas

Explosões em igrejas provocam mortes de cristãos no Iraque


Uma série de bombardeios que aparentaram ter como alvo duas igrejas e um bairro movimentado na cidade de Mosul, norte do Iraque, deixou quatro vítimas fatais e mais de 40 feridos.

Segundo informações, a primeira bomba explodiu na manhã de terça-feira, em frente a uma igreja, e a segunda explosão aconteceu menos de 10 minutos depois, quando muitas pessoas estavam no local do primeiro ataque.

Em outro lugar de Mosul, outra bomba explodiu perto de outra igreja, quebrando janelas e danificando os portões da igreja. Não há relatos sobre feridos no terceiro ataque.

Na segunda-feira, o Ministro da Defesa iraquiano, Abdul-Qader al-Obeidi, recebeu informações sobre possíveis ataques, mas afirmou que os insurgentes mudaram de tática com a retirada das tropas norte-americanas.

“A natureza do terrorismo mudou, e os terroristas estão realizando ataques que têm como objetivo causar as maiores tragédias possíveis.”

As explosões levantaram muitas questões para o Primeiro Ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, sobre a habilidade das forças de segurança nacional de defender o país sem as tropas norte-americanas no próximo ano. No entanto, os americanos defenderam a ação da segurança das tropas iraquianas.

Fonte: Portas Abertas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Trinta mulheres cristãs são presas em Asmara (Etiópia)


Segundo um grupo de monitoramento, o governo da Eritreia prendeu 30 cristãs idosas neste final de semana.

No dia 5 de dezembro, as forças de segurança cercaram um grupo de mulheres que estavam orando juntas em uma casa e levaram-nas para a delegacia de Asmara.

A maior parte das mulheres integra a igreja Faith Mission (Missão de fé), uma igreja evangélica com base metodista. A denominação tem cerca de 50 anos na Eritreia, mas se tornou alvo do governo após o surgimento de uma lei que obriga as igrejas a se registrarem.

No entanto, foi impossível que a igreja se registrasse, pois o governo permite apenas que três denominações existam legalmente: a Igreja Ortodoxa Eritreia, a Igreja Católica Romana e a Igreja Evangélica Luterana.

“Condenamos a prisão das 30 mulheres”, disse o diretor regional da International Christian Concern, Jonathan Racho. “Pedimos que os oficiais na Eritreia soltem todos os prisioneiros cristãos no país, e que pare de violar a liberdade religiosa de seu povo.”

Nos últimos anos, o governo da Eritreia reprimiu até mesmo as igrejas registradas. O líder da igreja ortodoxa ficou em prisão domiciliar durante anos, e há relatos de invasões em cerimônias cristãs, como casamentos.

Fontes também indicaram que a tortura de cristãos na prisão é comum. Eles ficam trancados em containeres ao ar livre, e enfrentam um calor insuportável, doenças e angústia. Diz-se que os containeres medem cerca de seis metros, e abrigam de 15 a 20 pessoas.

No início desse ano, a rede Compass relatou que muitos cristãos morrem nos campos militares da Eritreia.

Entre as últimas fatalidades, está Yemane Kahasay Andom, 43, que morreu no dia 23 de julho na prisão de Mitire. Ele foi torturado e contraiu malária, o que o levou à morte.

Mais de 2.800 cristãos estão presos na Eritreia por causa de sua fé. Lembre-se deles em suas orações.

Fonte: Portas Abertas

Cristãos presos são ameaçados para que renunciem sua fé


A organização CSW pede que o governo colombiano intervenha para que 26 cristãos pertencentes a um grupo nativo sejam soltos. Eles foram presos pelas autoridades locais há mais de um mês, e têm sofrido muita pressão para que renunciem sua fé.

O grupo, que inclui mulheres e crianças (de seis meses) da população Kogui, foram levados à força e estão sendo mantidos nas terras kogui nas montanhas de Sierra Nevada. As autoridades, sob a liderança do governador José de los Santos Sauna Limaco, disseram que os cristãos não serão soltos até que se submetam aos rituais de reconversão para a crença tradicional do país.

O governador não permitiu que o grupo de cristãos deixasse a reserva Kogui para praticar sua religião fora da área, e agora ameaça os cristãos que permaneceram na reserva, dizendo que serão forçados a se “reconverterem” também.

O governo colombiano está demorando a agir, fazendo referência à Lei de Autonomia, que permite que os grupos indígenas pratiquem sua própria lei em cada reserva. No entanto, um grupo de políticos colombianos, ativistas de direitos humanos e advogados assumiu o caso, afirmando que a autonomia não pode ser um pretexto para violar os direitos humanos fundamentais.

Tina Lambert, uma das diretoras da CSW, disse: “O fato é que esses homens, mulheres e crianças estão sendo privados de seus direitos mais básicos, e com o conhecimento do governo colombiano. Lembramos as autoridades e o governador Sauna Limaco que os prisioneiros são cidadãos da Colômbia e pedimos que tanto o governo quanto as autoridades Kogui libertem os prisioneiros. Também pedimos que o governo colombiano garanta a liberdade dos membros de todos os povos indígenas no país, para que possam exercitar seus direitos básicos, seguindo a constituição colombiana e a Convenção de Direitos Humanos”.

Fonte: Portas Abertas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Trabalho reconhecido por autoridades chilenas


O trabalho realizado pelo Centro Evangelístico Carcerário no Chile ganhou o reconhecimento do comandante-chefe da unidade onde é desenvolvido. Segundo o casal missionário Pr. Antonio e Aline Alvares, antes resistente a esta ação evangelística, agora o comandante-chefe até dá o seu apoio. Além de doar o piso cerâmico para a igreja, o militar permitiu a realização dos batismos de oito detentos convertidos da Cadeia Pública de San Antonio. Ainda há outros cinco que optaram por serem batizados em liberdade, já que estão perto de cumprirem suas penas. A cerimônia de batismos serviu ainda para impactar a vida de outros 12 detentos que, após ouvirem a mensagem do capelão, Pr. Hector Vera, aceitaram a Jesus como salvador. O capelão ficou impressionado, uma vez que em toda V Região do Chile, com exceção de Valparaíso, há anos não se realizavam batismos numa cadeia.

Entre os batizados estava o irmão Oscar Abarca, 25 anos, e que recebeu a Cristo no culto de inauguração da igreja interna, realizado em março de 2009. No seu testemunho, ele disse: “Eu fui um cachorro de rua, drogado, delinquente, passando de cadeia em cadeia. Toda minha vida estive preso. Nada e ninguém pôde mudar a minha situação. Foi aqui na cadeia que conheci a Cristo. Tudo o que sempre tentaram comigo e não conseguiram, Jesus fez por mim.”.

Segundo o Pr. Antonio Alvares, durante o culto, Mundiais recebeu um agradecimento especial por parte de C.E.CAR.VAL – Centro Evangelístico Carcerário de Valparaíso – e dos irmãos da Igreja Interna C.C.P. San Antonio, por ter cooperado (através das ofertas do PAM) com a reforma de uma antiga cela, transformando-a na atual igreja do presídio. Os detentos prepararam uma caixa artesanal como presente à Junta. Ela será entregue, neste fevereiro, pelo Pr. Antonio ao Coordenador de Missões para as Américas, Pr. Mayrinkellison Wanderley.

O trabalho de evangelismo carcerário no Chile começa a crescer também entre as mulheres. Foi em setembro de 2009 que a missionária Aline Alvares começou a participar do ministério carcerário na seção feminina do Presídio San Antonio, juntamente com outras irmãs. Entre as 40 internas, uma média de 15 mulheres participam das reuniões. “Deus me fez ver que aquelas mulheres têm muito para receber e também para me ensinar. Elas cantam com muita vontade de adorar ao Pai. Estar com elas é um treinamento de Deus para mim, pois eu chegava ao presídio sem uma palavra pronta para entregar e, de repente, a coordenadora pedia para eu pregar”, diz Aline. A missionária agora pede orações para que essas mulheres ganhem um espaço para se reunirem.

Fonte: Portas Abertas

Igreja é cristã é atacada por extremistas hindus na India


Um grupo de extremistas hindus atacou uma nova igreja cristã, em Sulur, Coimbatore, uma cidade ao Sul do estado indiano de Tamil Nadu. Depois que os criminosos invadiram a igreja, eles quebraram as janelas da igreja, e atiraram pedras no interior do templo. Uma sacola, contendo uma garrafa de petróleo, uma lata de diesel e algodão foi encontrada após o incidente. Isso demonstra que os criminosos estavam planejando incendiar o templo. Líderes cristãos locais acreditam que o objetivo do grupo era provocar pânico entre os moradores não hindus. “Esse ataque foi o terceiro do mesmo tipo no estado de Tamil Nadu”, disse Sajan George.

No domingo, uma bomba explodiu em uma igreja em Thammathukonam. No mesmo dia, “uma estátua foi destruída por fundamentalistas em Konamkade, enquanto a congregação de preparava para a celebração do advento”.

“Esses ataques contra a minoria cristã são uma vergonha para o país. Os cristãos moram aqui e precisam de paz. Esses incidentes deveriam fazer com que as autoridades tomassem as medidas necessárias para garantir a segurança nos templos.”

Fonte: Portas Abertas

Fábrica pertencente a cristão é destruída na China


Na segunda-feira, dia 23 de novembro, Shao Wangui, líder de uma igreja não registrada em Wenzhou, foi preso sem mandado. Ele foi solto no dia 30 do mesmo mês, marcando um alívio na perseguição, depois que a fábrica de Shao foi destruída porque o proprietário se recusou a contribuir com um projeto de construção budista.

Shao Wangui e seu irmão trabalharam na empresa Xinba Shoes, em Xianyan, durante muitos anos. O conflito com as autoridades locais aconteceu quando os dois irmãos cristãos se recusaram a pagar uma taxa que apoiaria a construção de um templo budista em seu vilarejo.

Em novembro, os aldeões foram até a fábrica de sapatos e insistiram que eles apoiassem a construção budista. Por causa de sua religião, Shao Wangui se recusou a doar o dinheiro, pois sentiu que isso iria contra sua fé e seu chamado de liderar a igreja local. Então, ele pediu para que os membros de sua congregação não permitissem a construção do templo budista próximo à igreja. O secretário do vilarejo ficou furioso quando soube que a igreja havia se recusado a participar da campanha, e iniciou a perseguição a líderes cristãos conhecidos na comunidade.

Vândalos destruíram a fábrica de sapatos Xinba como “punição” para os irmãos e a igreja, por se recusarem a participar da campanha pela construção – uma ação brutal e comum contra aqueles que contrariarem as normas impostas pelo governo. Milhares de dólares em equipamentos e bens foram perdidos na demolição da fábrica.

Fonte: Portas Abertas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Noticias da Venezuela - e-mail do Pr. José Ronaldo


"Maracaibo Venezuela 03 Dezembro de 2009

Estimado Irmao
um abraço Fraternal.

Para mim é uma alegria e um prazer poder te escrever sabemos que temos um grande privilergio de ser escolhido por Deus para realizar sua obra, é tambem uma alegri muito grande para mim saber que voce faz parte desta familia que ama e apoia a obra missionaria, meu desejo é que nunca esqueça que voce tambem foi chamado e que de agora en diante quero que se una a nós cada dia mas neste trabalho missionario, pois necessitamos de companheiros de oraçao e de açao.

A seguir segue algumas noticias umas boas e outras malas, as boas para que glorifique a Deus e as malas para que ore por las mesmas. no momento conosco está tudo bem a obra de Deus neste país esta crescendo, Nossa oraçao é que o vosso coraçao permaneça cheio das riquezas da graça do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. em nenhum momento esqueceremos de orar por voces e por sua familia, para que Deus continue dando fortaleza. por aqui as coisas continuam sem muitas diferencias, a violencia é grande e aumenta a cada dia mas principalmente no final do ano, mesmo assim cada dia amamos mais este país e estamos aqui para fazer a diferencia. estive alguns dias com o sistema nervoso abalado, o fator psicologico tambem tem sido afetado, mas seguimos firme realizando o trabalho do Senhor nunca pensamos em desistir nem tampouco quermos ser heroes, apenas temos a conviçao que Deus nos chamou e aqui estamos para fazer a diferencia até o dia que Ele permita, pois sabemos que Deus ama muito este país, e nós estamos fazendo a nossa parte, ploclamando o reino de Deus neste país, Espero nunca me cansar de ofrecerles esperança.

nosso objetivo é trazer luz e esperanza e ajudar espiritualmente a estas pessoas a encontrar a Cristo, estamos pensando em abrir novos trabalhos, mas as nossas condiçoes financeira esta dificill pois tudo aqui neste final de ano subio muito de Preço, eu sei que a crise financeira tambem afetou a igreja mas nao podemos parar, nao podemos desanimar diantes dos gigantes, " porventura ai alguma coisa dificil para Deus ? " o Senhor dará Vitoria a todo o seu povo.
Com relaçao a situaçao do país continua complicada. No mercado temos algumas falta de produtos estamos passando por um racionamento de energia as vezes 2 veses por semana por duas horas justamente na hora do culto, por outro lado ainda segue as ameaças de conflito com o visinho pais de Colombia, as pessoas ja começaram a fazer novas manifestaçoes e protestas e estao se organizando em grupos, e se as coisa nao mudarem em venezuela e se Deus nao tiver misericordia mui pronto teremos outros conflitos. pois ja tem grupos que diariamente estao se encargando de sembrar ódio, terror e violencia,com desejo de morte e de sangue. a humanidade cada dia está sendo soterrada em mentiras, ilusoes e odio, e cada dia se afunda mais na miseria e ficam cada dia mais desiluzionada desacreditada e longe de Deus.
Venezuela está passando por uma profunda crise moral, a imoralidade sexual tem atigido toda sociedade, a violencia tem atingido todo país, a maioria das pessoas tem dado as costa para Deus. Diariamente tem surgido movimentos religiosos confusos, aumento dos vicios, alcoolismo e drogas. mas estamos lutando para ver esta naçao tranformada. por favor nos ajude orando peça oraçao na igreja por este país pois só uma intervençao de Deus pode solucionar os problemas desta naçao. as pessoas vivem dentro de si um ódio e um deseo de morte. por favor ore por nossa proteçao, esta semana voltemos a ser ameaçados de morte mas entedemos que o crente só morre na hora de Deus. a situaçao deste país tem nos preocupado muito, por esta razao vamos seguindo pois queremos venezuela para Cristo e este espirito de violencia e morte o Senhor vai repreender, e Venezuela será uma naçao que vai sair desta crise, este povo conhecerar o poder de Deus. Graças a Deus muitas novas igrejas tem sido aberta neste país e muitas pessoas chegando a cristo.

Por favor nao esqueçam de nós. estamos orando por todos voces. e quero encoraja-los a continuar nos ajudando orando e contribuindo por esta obra. Por favor nesta hora já que voce tomou conhecimento de um pouco do que vivemos aqui, faça uma oraçao por nós e continue orando e jejuando por esta naçao. Temos uma grande necessidade de um teto para a igreja e aqui nao temos recursos suficiente o teto custa 15 mil reais
se o irmao quizer nos ajudar financeiramente somos mui agradecidos e o senhor te recompensará. Sabemos que nenhuma quantia doada é grande ou pequena demais que nao podemos ultilizar. O numero da nossa conta é: Conta Corrente. 92593-4 Agencia. 4263-3 Banco do Brasil. Se desejar fazer parte deste projeto escreva para o Email. revronaldomagalhaes@hotmail.com ou ligue para 00xx584164596402. e diga como voce gostaria de participar pedimos aos irmaos que nos escreva, gostaria de receber email, muitas vezes nos sentimos muito só em meio das lutas, mas temos uma certesa somos mas que vencedores pois o nosso Deus nao nos desampará, tem dias que a saudade é grande mas seguimos servindo ao senhor com alegria.

MOTIVOS DE ORAçAO

Domingo: Orar para que tenha uma intima e constante comunhao com Deus

Segunda: Orar para que tenha uma boa e amigavel cominhao com os outros

terça: Orar por disposiçao e por ampliaçao da visao missionaria

Quarta: Orar por espírito, alma e corpo para o senhor guardar integro

Quinta: Orar por proteçao fisica e espiritual

Sexta: Orar por recursos Financieros para os missionarios e para a obra.

Sábado: Orar por Sabedoria para a Familia missionaria, para Deus animar, Guardar e proteger cada dia.


Desde de já nosso coraçao está cheio de gratidao por sua atençao ao nosso pedido de ajuda um abraço para todos irmaos.
felicidades a todos.

Fraternalmente familia missionaria.
Pr. Jose Ronaldo, Midiam, Cleosianny e Elioenai"

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Missões Nacionais inaugura a Comunidade Terapêutica Élcia Barreto Soares


Na noite do dia 30 de novembro, mais de 300 pessoas participaram da inauguração da Comunidade Terapêutica Élcia Barreto Soares, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. A instituição atenderá mulheres que lutam contra a dependência química e faz parte de uma rede de comunidades terapêuticas que Missões Nacionais planeja formar para atender a grande demanda da sociedade atual.

Entre os presentes, pastor Ebenezer Ferreira Soares foi o primeiro a chegar, acompanhado de parte da família, inclusive o filho Ebenezer Júnior a quem pertencia a propriedade, onde funcionará a Comunidade, doada pela família. Também se fizeram presentes autoridades civis e militares do município. O secretário de saúde, por telefone, ressaltou a relevância da instituição já que será a primeira na cidade destinada a mulheres.

Pastores, líderes e irmãos das igrejas da região participaram do culto de inauguração e glorificaram, juntos, mais esta conquista na obra missionária. O diretor executivo de Missões Nacionais, pastor Fernando Brandão, lembrou quando, em maio durante o retiro de pastores da Convenção Batista Fluminense, este sonho começou a ser delineado, agradecendo a visão e apoio da Convenção, dos pastores e irmãos que concretizaram o sonho. Ressaltando que a humanidade tem se afastado da presença de Deus, tornando-se assim vulnerável à ação do inimigo, sendo abatida pelas drogas, por exemplo, afirmou: "precisamos ministrar compaixão e graça, chegar junto, restaurar vidas. É preciso trazer para a estalagem e a Comunidade Terapêutica Élcia Barreto Soares será uma estalagem segura".

Fonte: Missões Nacionais

Imigrantes na Espanha buscam refúgio em Jesus


A partir do ano 2000, com a expansão econômica e vasta oferta de empregos em setores que não interessavam à sua população, a Espanha se tornou um dos destinos preferidos de imigrantes latino-americanos. Naquela época havia cerca de um milhão de estrangeiros na Espanha, hoje em dia, há cerca de cinco milhões, o equivalente a 11% da população do país. Segundo o consulado, em 2003 e 2004 havia cerca de 20 mil brasileiros na Espanha. Hoje, estima-se que este número seja de 110 mil. Mas com a recente crise econômica global, veio o desemprego, que no país chega a 17,36% - o equivalente a mais de 4 milhões de desempregados. O país ocupa constantemente as manchetes dos jornais brasileiros, com notícias de prostituição e pedofilia envolvendo latinos que buscam no país europeu a realização de seus sonhos financeiros, quase sempre frustrados por falsos “promotores” da felicidade. São pessoas assim que formam grande parte da membresia da igreja de Huelva, que tem à sua frente o casal missionário Pr. Leno Lúcio e Raquel Franco.

Diante da crise, muitos são os que pensam em retornar ao seu país de origem. De modo indireto, o governo financia a volta dos imigrantes ilegais através da Organização Internacional para a Migração (OIM). A organização recebia cerca de cinco pedidos diários, um ano atrás. Hoje em dia, com a crise, são cerca de 20 a 30 pedidos. O número aumentou tanto que a organização agora tem que priorizar os casos considerados mais urgentes, como mães solteiras vivendo nas ruas. A espera dos casos considerados menos urgentes pode demorar meses.

Apesar da dificuldade de se pregar o Evangelho a corações tão castigados pelas desilusões, descrentes em quase tudo, os missionários colhem aos poucos os frutos das sementes que plantaram e veem com alegria o crescimento espiritual de pessoas que evangelizaram e discipularam. Na igreja de Huelva há imigrantes brasileiros, bolivianos, peruanos, etc. Muitos são os que estão com situação irregular no país, com problemas de adaptação ou envolvimento com prostituição. “São pessoas destruídas emocionalmente pela ilusão de ganhar dinheiro”, lamenta o pastor.

Segundo o pastor, a situação das crianças de famílias de imigrantes é tão ou mais dramática que a de seus pais. Ele conta que elas são submetidas a um horário escolar integral, das 8h às 17h e, quando têm um horário livre, estão trancadas em seus pequenos apartamentos, quase sempre divididos por duas ou três famílias. A igreja de Huelva na verdade ainda é uma missão da Igreja Batista de Sevilha, mas que cresce a cada dia através dos irmãos e irmãs que Deus tem levantado para assumir ministérios. As mulheres de lá abraçaram o “Desperta Débora”, orando em favor de seus filhos. Elas demonstram solidariedade umas com as outras, o que tem sido uma bênção.

Mesmo em meio às lutas esses irmãos demonstram sua fidelidade e comprometimento com a obra. O resultado é a consolidação da Escola Bíblica Dominical e a possível superação da meta estipulada da oferta para a Campanha de Missões Nacionais. “Separamos a igreja em quatro grupos para promover a obra missionária e, graças a Deus, funcionou bem.

Fonte: JMM Missões Mundiais

Extremistas islâmicos executam jovem cristão


Cristão acusado de tentar converter adolescente muçulmano é encontrado morto
em uma rua de Mogadíscio

Extremistas islâmicos que controlam parte de Mogadíscio, capital da Somália, executaram, nesse mês, um jovem cristão acusado de tentar converter um muçulmano de 15 anos de idade ao cristianismo.

Membros do grupo extremista islâmico Al Shabaab tinham detido Mumin Abdikarim Yusuf, de 23 anos, no dia 28 de outubro, após o rapaz de 15 anos de idade ter passado informações sobre ele aos militantes, disse uma fonte da região à agência de notícias Compass Direct News. O corpo de Mumin foi encontrado no dia 14 de novembro. Fontes disseram que o ex-muçulmano foi baleado até morrer, provavelmente algumas horas antes do alvorecer.

“Nosso irmão Mumin foi assassinado”, disse uma fonte ao Compass. “Seu corpo foi jogado no distrito de Yaqshid, em Mogadíscio, em uma rua residencial.”

O grupo Al Shabaab, cujos membros parecem ter ligações com os terroristas da Al Qaeda, controla algumas partes de Mogadíscio e a maior parte do sul da Somália, assim como outras partes do país.

Suas acusações contra Mumin levaram o grupo extremista a uma incursão em sua casa, no distrito de Holwadag, na capital, disseram as fontes. Após fazerem buscas em sua residência, a milícia não encontrou nada relacionado ao cristianismo. Porém, ainda assim, levaram-no preso.

Antes de o jovem ser executado com dois tiros na cabeça, a fonte do Compass recebeu relatos de que ele foi espancado e teve seus dedos quebrados enquanto os muçulmanos tentavam extrair provas incriminatórias contra ele e informações sobre outros cristãos. Posteriormente, a fonte soube que o corpo de Mumin mostrava sinais de tortura e estava sem os dentes frontais.

“Não sabemos a hora em que ele foi assassinado, mas devido à vontade da família, nós o sepultamos cerca de 3 horas da tarde do mesmo dia”, disse a fonte.

Os cristãos não puderam se identificar com segurança à família muçulmana de Mumin, mas conseguiram auxiliar indiretamente os pais para sepultá-lo com dignidade.

Não se sabe se Mumin, quando torturado, revelou informações sobre membros da igreja na região, mas líderes da Igreja Perseguida têm mudado de local os cristãos que o conheciam, segundo a fonte.

“Ainda não sabemos se Al Shabaab descobriu alguma prova nova de Mumin”, disse ele.

Os pais muçulmanos de Mumin não sabiam que seu filho era cristão e insistiram com os militantes do grupo que ele ainda era muçulmano, disseram as fontes. Os extremistas acusaram a família de não ter informado que seu filho tinha se convertido ao cristianismo e determinaram a sua mãe e seu pai que comparecessem diante do tribunal de Al Shabaab.

Embora a fonte do Compass não pudesse confirmar se os pais atentaram para a ordem, ele disse que muito provavelmente eles o fizeram, uma vez que não é incomum que os militantes decapitem aqueles que desafiam suas ordens. “Não posso confirmar se eles compareceram diante do tribunal islâmico, mas é altamente possível”, disse ele. “Quem ousa desafiá-los?”

Os extremistas demonstraram que não têm escrúpulos para matar aqueles que eles percebem que são simpatizantes de qualquer religião “estrangeira”, disse a fonte. Ele acrescentou que o grupo islâmico somente não executou Mumin antes porque não tinha provas contra ele, a não ser o testemunho do adolescente.

“No islã, para executar alguém, você precisa ter prova de três testemunhas, e eles não a tinham”, disse ele. “Al Shabaab é conhecido por fazer o que deseja, e eles nem mesmo seguem as regras da religião a qual reivindicam aderir.”

A descoberta do corpo de Mumin trouxe fim à tentativa de sua família de assegurar sua liberação, mas eles agora vivem com medo, uma vez que Al Shabaab os acusou de terem ocultado a nova fé de seu filho.

A fonte disse que a morte do jovem cristão é típica do grupo extremista islâmico, que frequentemente lança balas em suas vítimas antes de jogarem seus corpos em locais públicos para servirem de aviso àqueles que ousam resistir suas ordens.

Desde que o ditador Siad Barre foi deposto em 1991, a Somália não teve mais um governo central forte e tem estado à mercê de cruéis militantes baseados em clãs. Alguns, como o al Shabaab, está buscando estabelecer uma versão rígida da sharia (lei islâmica) enquanto lutam para destituir o governo federal transitório do Presidente Sheikh Sharif Sheikh Ahmed, que é apoiado pela União da África e pelas nações do Ocidente.

Fonte: Portas Abertas

Mais de 130 igrejas foram fechadas desde 2004


Uma pesquisa conduzida por Portas Abertas descobriu que por toda Colômbia, igrejas sofrem vários graus de perseguição. Algumas vezes, os templos continuam abertos apesar de os perseguidores tentarem fazer com que os membros fujam.

Nas demais regiões do país, entretanto, perseguição é sinônimo de prédios fechados. As guerrilhas de esquerda e os grupos paramilitares de direita estão por trás do fechamento de 132 igrejas (sem contar igrejas domésticas) na Colômbia desde 2004. Um pequeno número de igrejas foi forçado a fechar por ações de grupos indígenas.

O principal motivo pelos quais os grupos armados forçam as igrejas a fecharem é o fato de não concordarem com as pregações e os ensinos dos pastores e dos líderes. Os guerrilheiros acreditam que os cristãos são contra a doutrina marxista e que os pastores estão tentando estender o “imperialismo estadunidense”. A opinião deles é que os pastores levantam dinheiro para construir templos, mas não se preocupam com projetos sociais que ajudem os pobres. Ao contrário dos pastores e dos líderes cristãos, os guerrilheiros acreditam que a solução de todos os problemas se encontra não em Deus, pois eles não acreditam que Ele exista, mas na revolução armada.

No fim de março, a Portas Abertas falou com um alto comandante da FARC que reiterou que a ordem de fechar as igrejas e banir todas as reuniões evangélicas das áreas controladas por guerrilhas vem do comitê nacional de liderança do grupo rebelde. Os líderes têm poder para sentenciar a morte os pastores que desobedecerem as suas ordens.

Os grupos guerrilheiros têm uma hierarquia dentro da organização. Um simples comandante, entretanto, é responsável por colocar em prática a decisão do comitê, seja de permitir que os pastores dirijam cultos ou mesmo se reúnam na casa dos membros de sua igreja. A ironia é que a maioria dos guerrilheiros possui familiares cristãos ou são, eles mesmos, ex-membros de igrejas.

A Portas Abertas entrevistou um comandante que disse que os rebeldes não se metem com as igrejas que obedecem as regras da guerrilha. É extremamente difícil para os cristãos aceitarem esse acordo.

- Nenhuma reunião em casa ou na igreja poderá acontecer sem a permissão do líder da guerrilha.

- Os cristãos não podem pregar contra a revolução armada ou para os guerrilheiros.

- As igrejas não podem recolher ofertas, a não ser quando a guerrilha exija algum tipo de pagamento. As igrejas não podem convidar pregadores de outras localidades.

Um pastor do sul da Colômbia disse que enquanto a igreja prega a paz, os grupos guerrilheiros convocam jovens a pregar a guerra. “É impossível obedecer aos grupos guerrilheiros porque não podemos ir contra os princípios bíblicos”.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Louvor contra as drogas no Chile


A campanha “Más que una droga”, realizada pela igreja em Cartagena, no Chile, no mês de outubro, contou com o apoio do Conace – órgão estatal do Chile responsável pela prevenção contra as drogas – e a participação da banda evangélica Obsidian, da Igreja Batista de Mont'Serrat, em Porto Alegre/RS.

Através dos louvores e testemunhos, cerca de 1.200 adolescentes e jovens dos três maiores colégios de Cartagena ouviram do amor de Deus e tiveram razões para aprender que a vida é “Más que una droga”, segundo o casal missionário daquele campo Pr. Antonio e Aline Alvares.

A programação incluiu ainda atividades em duas comunidades e uma apresentação da banda na madrugada de um sábado para um grupo de 25 roqueiros da cidade.

“Apesar de uma semana de intensos trabalhos e muita batalha espiritual, foi um refrigério compartilhar o amor de Deus com o grupo. Todos foram muito abençoados”, conclui o Pr. Antonio Alvares.

Fonte: JMM Missões Mundiais

Vidas Iraquianas transformadas por meio do discipulado


“Esta é a primeira vez em minha vida que Deus me usou para conduzir um ímpio a Cristo.”

“O seu treinamento e discipulado me ensinaram como ser uma verdadeira testemunha de Jesus Cristo. Ele me deu coragem para compartilhar o evangelho e, agora, pela primeira vez em minha vida, estou envolvido com um ímpio que quer se tornar um seguidor de Jesus. Que privilégio! Obrigado pelas muitas coisas espirituais que vocês nos ensinaram”, diz Zacarias, que está morando com sua esposa e filhos no norte do Iraque e teve uma maravilhosa experiência em sua vida.

Zacarias e sua esposa estavam fazendo compras em um shopping de uma cidade no norte do Iraque. Enquanto olhavam algumas lojas e entravam em outras, foram atraídos por uma delas em particular e ficaram observando seus produtos por um instante. Depois de um tempo, o proprietário da loja, chamado Hami, apresentou-se a eles e começaram a conversar. Hami era curdo e muçulmano, mas tornou-se amigo de Zacarias durante aquela visita. E muitas visitas se seguiram.

Transformado

Mas as coisas mudaram um pouco. Zacarias continua: “Eu estava sempre frequentando reuniões de oração na cidade, algumas vezes na loja de cristãos. Um dia, eu e alguns de meus amigos cristãos estávamos fazendo uma reunião de oração com estudo bíblico em uma loja. De repente, Hami entrou apressado e disse: Por onde tem andado, Zacarias? Não tenho visto você por muito tempo e estava lhe procurando. Por acaso, eu o vi pela janela dessa loja quando estava voltando para casa e estou contente por vê-lo novamente.”

Zacarias ofereceu-lhe uma cadeira para sentar e, após alguns cumprimentos, café e chá, Hami começou a compartilhar: “Quero me tornar um cristão. Não gosto da violência no islã enquanto que, no cristianismo, parece haver paz, amor e perdão. Estou cansado e procurando por um médico espiritual para me tratar e me libertar. Não sei por que você veio em minha mente, mas aqui estou.” Zacarias falou com Hami sobre “o grande médico Jesus Cristo”, deu-lhe uma bíblia, pediu-lhe que lesse o Evangelho de João e que se encontrassem novamente após uma semana. Disse Zacarias: “Queria dar-lhe algum tempo para ler, aceitar as palavras e também para orar por ele durante essa semana. Após alguns dias, encontramo-nos de novo na mesma loja e discutimos sobre a fé cristã. Eu tentava responder suas perguntas. Após uma conversa sobre o conteúdo do Evangelho e da salvação em Jesus Cristo, perguntei-lhe se estava pronto para abrir seu coração, aceitar o Senhor Jesus como seu Salvador e repetir a oração do perdão conosco sem nenhum constrangimento ou hesitação. Ele disse que sim e, então, nós oramos. Não posso descrever aquele momento, mas foi uma alegria celestial, um sabor do Espírito Santo. Esta é a primeira vez em minha vida que Deus está me usando para conduzir um ímpio ao cristianismo. Estou muito grato por isso e louvo muito a Deus.

Impacto do Treinamento

Zacarias está discipulando Hami e encontram-se regularmente para estudo bíblico e oração. “Em breve, farei um treinamento com ele, o mesmo treinamento bíblico que vocês me deram. É ótimo fazer parte disso e ver o impacto de treinar pessoas nesse país. Eu agradeço a vocês de verdade por terem me treinado. Vocês me ensinaram muitas coisas espirituais sobre como ser uma verdadeira testemunha de Jesus e como explicar o Evangelho aos ímpios. Por favor, ore por nosso novo irmão Hami, por seu discipulado e crescimento espiritual.

Fonte: Portas Abertas