quarta-feira, 29 de abril de 2009

Relatório informativo do Missionário Marcos Ezequiel


Informativo
Santa Cruz de La Sierra 28 de abril de 2009

Projeto Bolívia para CristoBoletim Informativo de Missões - nº. 004- 28/04/2009

"e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor"(I Samuel 7:12)

A paz do Senhor amados e queridos irmãos,

Um ano se passou, desde a nossa saída da cidade de Alagoinhas na Bahia, rumo a cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

Um dia inesquecível, cheio de expectativa e muita dor pela partida. Amigos e familiares estavam presentes em nosso embarque a Bolívia, enfim , um dia para jamais esquecer.
E aqui estamos um ano depois de tudo isso e podemos dizer que Deus tem nos ajudado.

2009 começou com um grande susto, roubaram nossa casa, levaram inclusive nossos documentos, mas a Bíblia diz que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que servem a Deus. Nos transladamos para mais perto do centro e vimos o amor dos Irmãos para conosco, não só com palavras , mas com atitudes de nos enviarem ajuda financeira afim de superarmos os prejuízos.

Mas a vida continua e com a graça de Deus realizamos no mês de janeiro a nossa primeira escola bíblica de férias , contamos com a presença de muitas crianças do bairro.

Viajamos a cidade de Corumbá a fim de solicitar documentos junto a embaixada da Bolívia nesta cidade.

Realizamos no mês de março um delicioso almoço em homenagem aos pais da Igreja , pois o dia dos pais aqui se comemora neste mês.

No mês de abril foi a vez de nossas crianças pois o dia deles corresponde a esse mês.Com ajuda do Senhor e da nossa Igreja em Alagoinhas, enfim demos entrada na migração do nosso pedido de visto de um ano.

Pedidos de oração :
Por nós para que não desanimemos em momento algum;
Pelos novos na fé para que se firmem;
Por uma de nossas irmãs que caiu e fraturou o osso da perna, ela precisa fazer uma cirurgia para colocar platina pois tem uns 70 anos.
Para que Deus nos ajude a fazer uma cobertura para abrigar os irmãos ;
Pela nossa saúde , pois a mudança constante do clima nos faz enfermar.

Agradecimentos:

Nossa gratidão a Deus em primeiro lugar, aos nossos familiares que estão em constante contato conosco, ao nosso Pastor Samuel que nos tem dado todo apoio, ao Ministério e toda a Igreja em Alagoinhas pelas orações e manutenção nossa aqui.

Amamos todos vocês e pedimos ao nosso bondoso Deus que os abençoe com toda sorte de bençãos espiritual e material.
Família Ribeiro

Ajude você também: Bco. do Brasil, ag. 4277-3 c/c 10077-3.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pastor e esposa foram assassinados na Indonésia


A polícia encontrou o pastor Frans Koagow, 64, e sua esposa Femy Kumendong, 73, em casa, mortos, esfaqueados. O casal vivia em Manado, capital da província de Sulawesi (Celebes) do Norte, onde vive a maior parte dos cristãos da ilha.

O chefe da polícia de Malalayang, Anthony Wenno, disse que os assassinos ainda não foram identificados, mas que estavam procurando pelos dois homens que foram até a casa do pastor Koagow em uma motocicleta por volta das 7 da manhã.

A polícia também afirmou que nada foi levado da casa das vítimas, por isso, roubo ou extorsão não podem ser considerados possíveis motivos do crime.

Algumas testemunhas disseram que quando os suspeitos foram até a casa do pastor Koagow, souberam que ele não estava lá, mas em um quiosque próximo.

Os dois homens encontraram as vítimas lá e depois de fazerem uma refeição, eles acompanharam o casal até em casa e os mataram.

A tensão entre os cristãos e muçulmanos na ilha Sulawesi é grande, e nos últimos anos confrontos e violência são muito comuns.

Cristãos têm sido mortos em muitas províncias da ilha.

Fonte: Portas Abertas

Igreja histórica é invadida por radicais durante culto na India


Um grupo de 20-25 radicais hindus invadiu o culto de domingo, dia 19 de abril, na igreja histórica Douglas Memorial Church em Saoner, na Índia. Carregando paus, espadas uma pistola e forcados, os fanáticos agrediram duas mulheres nas pernas e louvaram os nomes de deusas hindus, destruindo uma Bíblia e instrumentos musicais, e danificando o altar.

Quando iam embora, os radicais quebraram as janelas de um ônibus escolar estacionado em frente à igreja.

Os grupos hindus VHP e Bajrang Dal negaram qualquer envolvimento no ataque, mas afirmou que os jovens hindus estavam furiosos com as conversões que têm ocorrido na área.

A polícia local disse que 10 minutos antes do ataque, alguém que alegava fazer parte do grupo radical VHP foi até a polícia e entregou um pedido para que houvesse uma ação contra as conversões em Saoner.

O pedido alegava que a igreja estava atingindo famílias pobres e oferecendo a conversão por meio da sedução.

“As alegações não têm fundamento”, afirma o pastor Mark Sarkharpekar, da Douglas Memorial. Ele disse que foi o primeiro ataque desse tipo.

O ataque começou assim que o pastor iniciou o sermão. Um forcado foi lançado contra ele, que conseguiu desviar e não ficou ferido.

A polícia prendeu seis dos envolvidos no ataque.

Fonte: Portas Abertas

domingo, 26 de abril de 2009

Cristão dono de blog é solto após dois meses na prisão


Hamoud Saleh Al-Amri, 28, preso em janeiro por escrever em seu blog sobre a decisão de seguir a Cristo, foi solto pelas autoridades sauditas em 28 de março de 2009. Ele foi proibido de viajar para fora do país ou aparecer na mídia.

Em uma nova entrada em seu blog, Hamoud atribui sua soltura à pressão que uma rede de direitos humanos, entre as muitas que fizeram campanha para que ele fosse solto, exerceu sobre as autoridades sauditas.

Hamoud foi preso em 13 de janeiro de 2009, e ficou na prisão política de Eleisha, em Riyadh. Ele havia escrito em seu blog sobre a decisão de deixar o islã e seguir a Cristo, e também foi crítico com o sistema judiciário em seu país, destacando a corrupção e os abusos de direitos humanos. Essa foi a terceira vez que Hamoud foi preso.

Após a última prisão, as autoridades sauditas e o Google bloquearam o acesso ao seu blog, no que alegaram ter ocorrido uma violação dos termos de prestação de serviço, antes de restaurar a conexão em 5 de fevereiro de 2009, devido à pressão do público.

A complacência das autoridades sauditas nesse caso surpreendeu alguns analistas, dada a natureza da crítica ao regime e alegação explícita de ter deixado o islã, feitas por Hamoud. Apesar de haver algumas tentativas para uma reforma, a Arábia Saudita permanece um país onde a expressão política é muito restrita, e somente uma versão do islamismo sunita pode ser praticada abertamente. Outras formas de islamismo e outras religiões são restringidas.

A pena de morte por apostasia continua em vigor. Apesar de não existir registros de que essa sentença tenha sido executada nos últimos anos, assassinatos extra-judiciais de convertidos são muito comuns. Em agosto de 2008, a mídia regional relatou que um homem saudita trabalhando em uma comissão local assassinou sua família, Fatima, porque ela se converteu ao cristianismo.

Fonte: O Verbo

Dois cristãos são mortos em ataque pró-Talibã no Paquistão


A agência de notícias International Christian Concern soube que o Talibã, incentivado pelo sucesso em Swat Valley e avanço em Islamabad, atacou um bairro cristão e executou dois moradores depois que os cristãos limparam um grafite que os ordenava a se converter ao islã ou morreriam.

Em 20 de abril, moradores da cidade de Taseer acordaram para encontrar mensagens a favor do Talibã pintadas nas paredes de duas igrejas. As mensagens diziam: “Longa vida ao Talibã”, “Abrace o islã ou se prepare para morrer” e outros. No dia seguinte, os moradores cristãos fizeram um protesto na esperança de atrair a atenção do governo local para protegê-los. Entretanto, os oficiais não fizeram nada.

Na noite do protesto, 21 de abril, mais de 1.000 terroristas mascarados invadiram Taseer com rifles automáticos. Os moradores cristãos atemorizados, fugiram e se trancaram em suas casas.

De acordo com Asif Stephen, um politico cristão, um dos manifestantes disse: “Estamos protestando pacificamente, e, de repente, alguns militants carregando armas entraram. Alguns dos agressores invadiram as casas, roubaram dinheiro e joias, abusaram das mulheres e queimaram as propriedades. Os anciãos foram machucados e uma criança caiu no chão e morreu nos braços de um amigo meu.”

Os militantes do Talibã foram de porta em porta, arrombando as residências dos cristãos, empurrando os anciãos e as mulheres para a rua. Os líderes do Talibã gritavam: “Vocês, infieis, têm que se converter ao islã ou morrerão. Porque vocês lavaram os avisos nas paredes das igrejas e das casas? Como se atrevem a se manifestar contra o talibã?”

Os terroristas abusaram sexualmente de muitas mulheres, e agrediram outras com cacetetes, varas de ferro e chicotes. Eles incediaram algumas casas. Quando dois cristãos resistiram, os militantes os mataram diante de suas famílias. A identidade das vítimas ainda não foi confirmada.

De acordo com a AsiaNews, a polícia prendeu sete militantes do Talibã envolvidos no ataque. No entanto, eles não têm certeza de quem está por trás do ocorrido.

Fonte: Portas Abertas

Ex-muçulmanos são perseguidos por familiares no Sudão


Em Sahafa, localizada a 5 quilômetros sul de Cartum, outra mulher que deixou o islã e se converteu ao cristianismo está em “prisão domiciliar” sob a custódia de parentes.

Senah Abdulfatah Altyab era uma estudante de biomedicina da Universidade Tecnológica do Sudão, mas agora não pode mais manter nenhum contato com o mundo. Sua faculdade teve fim quando um filme sobre a vida de Jesus levou-a a se converter ao cristianismo.

Uma amiga íntima de Senah, Ebtehaj Alsanosi Altejani Mostafh, disse que a família da moça monitora todos os seus passos.

“Ela não pode receber telefonemas”, disse Ebtehaj. “O irmão dela a proibiu de sair da vista da família e de frequentar a igreja” localizada em Amarat, Cartum.

Ebtehaj conta que encontrou Senah perto de um Mercado público no natal passado, durante a celebração de um feriado islâmico, orou com ela e a aconselhou a levar seu caso à comissão que se dedica a guarda dos direitos dos não-muçulmanos, localizada na capital e criada pelo Acordo de Paz Inclusiva de 2005. O acordo prevê a maneira como os tribunais devem aplicar a sharia (lei islâmica) aos não-muçulmanos.

A comissão é formada por muçulmanos, cristãos e representantes de outros grupos religiosos e “pouco fez para mudar a política governamental em relação aos não-muçulmanos em Cartum, apesar de ter liberado e concedido indulto a alguns não-muçulmanos acusados de violarem a sharia”, declarou o relatório de 2008 sobre a liberdade religiosa internacional do Departamento de Estado Norte-Americano.

Senah acredita que a comissão fará pouco por seu caso porque a maior parte de sua família é composta de mulçumanos radicais. Além disso, ela disse que seu tio, Ysuf Alkoda, é um extremista islâmico que vai tornar sua vida ainda mais difícil.

“Minha vida é muito difícil”, conta Senah, “me sinto só e isolada. Quanto tempo durará esse meu sofrimento? A vida longe da faculdade é terrível”.

A Constituição Temporária do Sudão, de 2005, garante liberdade religiosa para todos, mas Senah conta que esse direito é desrespeitado abertamente no país inteiro. A própria constituição dá à sharia o status de fonte legislativa no norte do Sudão, de maneira que a lei islâmica se torna um objeto de culto.

Ebtehaj, de 29 anos e amiga de Senah, disse que assim que se converteu ao cristianismo, em 2005, foi demitida de seu emprego. Hoje, entretanto, está empregada. Membro da igreja Catedral de Todos os Santos, a cristã contou ao Compass que desde sua conversão perdeu todos seus amigos muçulmanos. Durantes as celebrações comunitárias, ela é olhada de cima a baixo e considerada uma mulher perdida e destinada ao inferno.
“Desde que me converti, minha vida tem sido muito difícil”, conta a mulher. “Vivo sozinha em minha casa, alugada da Igreja Presbiteriana, algo muito diferente para uma mulher de origem muçulmana que não é casada. Meus antigos amigos dizem que deve haver alguma coisa errada comigo”.

A família de Ebtehaj vive na Arábia Saudita. A única maneira que ela tem de vê-los é fazendo uma peregrinação islâmica, uma hajj, e essa não é mais uma opção para ela.

“Meu maior desafio é ser aceita por minha família”, ela conta. “A única maneira que tenho de ir para a Arábia Saudita é através de uma peregrinação, mas como cristã, a peregrinação não está em questão”.

Os diversos sofrimentos enfrentados por cristãos no norte do Sudão são pouco relatados pelos meios de comunicação. O presidente da Igreja de Cristo no Sudão, Barnabas Maitias, contou ao Compass que um membro de sua igreja, convertido do islã e identificado apenas como Ahmed, aceitou Jesus em 2007 e logo teve sua esposa e filhos levados de sua casa.

Os muçulmanos extremistas também planejavam matar Ahmed, contou Barnabas.

“A igreja teve que levá-lo para outro lugar, nas montanhas Nuba, em Korakak, onde ele trabalha como motorista”, acrescenta Barnabas. “A maioria das igrejas em Cartum está abrigando os muçulmanos que se convertem ao cristianismo que não têm onde morar nem como suprir suas necessidades diárias”.


Fonte: Portas Abertas

Pastores são "sentenciados à morte" por guerrilhas


Catorze pastores do Departamento de Vaupés foram adicionados à lista-negra da maior guerrilha da região. Considerados “informantes do governo”, a guerrilha proferiu uma sentença de morte contra os pastores.

Os ministros em questão vivem em cidades localizadas em “Vaupés Médio” ao longo dos rios “Caño Cuduyarí”, “Caño Querarí” e “Caño Cubillú” que desembocam no Rio Vaupés.

Em junho de 2008, foi dado o primeiro aviso, quando a guerrilha assassinou o pastor Emilio em Paturucuara, região do Cubillú.

Emilio foi acusado de levar alimentos para o Exército em seu pequeno barco. Alguns dias antes de sua morte, ele foi visto entregando carne para soldados, que haviam solicitado o alimento.

Depois do assassinato de Emilio, os guerrilheiros começaram a investigar pastores e líderes a fim de determinar se estes colaboravam com o Exército. Em janeiro passado, houve um rumor de que a guerrilha planejava assassinar todos os 14 pastores que trabalhavam ao longo do Rio Vaupés.

De acordo com um missionário que trabalha na região, e que pediu para ficar anônimo, “a investigação que a guerrilha diz ter feito é só uma desculpa, pois já se sabe que ela não concorda com o trabalho evangelístico que os pastores têm feito”.

Ao longo dos últimos três anos, missionários colombianos operam na região, viajando de uma vila para outra a pé. Isso dirigiu a população local para Cristo e fortaleceu os pastores que vivem nessas regiões remotas.

Por causa das características geográficas da região, as notícias não chegam rápido às comunidades. Muitas coisas são transmitidas boca a boca por pessoas que viajam pelo rio ou a pé pela selva.

Líderes guerrilheiros relacionam o trabalho missionário com o governo central e também com os Estados Unidos. Eles acusam os ministros evangélicos de serem “informantes e colaboradores do Exército”. No segundo semestre de 2008, o Exército aumentou sua presença na região, expulsando as guerrilhas da região do Cubillú.

Em setembro passado, um grupo rebelde da região expulsou os alunos do Instituto Bíblico da cidade de Pituna e fechou temporariamente a escola. Pituna fica a uma hora da capital de Vaupés, Mitú. Os alunos só voltaram às aulas quanto o Exército assumiu o controle da área.

José Aguilera, o atual diretor do Instituto Bíblico em Pituna, escreveu uma carta pedindo oração por sua segurança. Sempre que há grupos rebeldes na região, José tem de deixar sua esposa e sua casa para fugir.

Essa também é a realidade do pastor Alfonso, da comunidade de Santa Marta. Ele e sua esposa estudaram no Instituto Bíblico de Villavicencio. Em uma carta, Alfonso escreveu: “Não sabemos nem como suportaremos essa pressão. Não há um lugar seguro e devemos nos esconder sempre que as guerrilhas se aproximam”.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Cristãos são ameaçados e mortos no norte da Colômbia


Nos meses de março e abril, três cristãos foram mortos e mais seis pastores foram ameaçados em regiões no norte da Colômbia.

Na tarde de 13 de abril, Francisco Meléndez, 46 anos, foi assassinado com seu cunhado a caminho da cidade de Caucásia, onde morava. Havia ferimentos de bala nos corpos.

Francisco era um cantor evangélico, conhecido como “Chico Melendez”, e frequentava a Igreja Quadrangular em Caucásia. Como evangelista, Francisco viajava pelo norte da Colômbia, animando e pregando por meio de músicas cristãs. Às vezes, grupos paramilitares não região desaprovavam seu trabalho, mas Francisco conseguia pregar sem problemas.

“Nunca fiquei sabendo de o Chico ter sido ameaçado por algum grupo ilegal”, contou a pastora Vivian Fontalvo. Pastora da Iglesia Del Dios Viviente, Vivan conhecia Francisco havia mais de dez anos.

Francisco tinha quatro filhos: Deivis (20), José Manuel (18), Flor Ester (16) e Jorge Luis (14).

Há muitas ocorrências de assassinatos na cidade de Caucásia. A polícia ainda não disse nada e ninguém deu algum parecer. A esposa de Francisco, Ludis Ester Medran, não quis comentar sobre a morte do marido. As pessoas têm a sensação de que se falarem publicamente sobre essas mortes, elas mesmas acabam sendo alvo.

Assassinato e ameaça no Departamento de Arauca

Por volta da meia-noite, no dia 30 de março, Luis Edilberto Velazquez, 41 anos, foi morto a tiros.

Luis era um membro ativo da Igreja Pentecostal Unida no Departamento de Arauca. Ele trabalhava como taxista na cidade de Tame, e foi morto enquanto consertava seu táxi.

O taxista nunca havia recebido avisos ou ameaças. Sua esposa, Maria Esneida Villada, 45 anos, não tem idéia de qual seja o motivo que causou a morte de seu marido. Ela está na casa de sua irmã.

As autoridades ainda não publicaram informações sobre o assassino.

Na mesma época, o pastor Nieto foi ameaçado de morte por uma guerrilha caso continuasse a pastorear. No dia 6 de abril, Nieto escolheu deixar a cidade de Saravena e se mudar para Magdalena Medio, terra natal de seus pais. Sua esposa e filhos ainda estão Saravena, atén venderem todos os porcos q a família criava.

Os grupos rebeldes da região ampliaram suas investidas contra as igrejas, a fim de recuperar o controle que perderam.

Em duas grandes cidades do Departamento de Arauca, líderes cristãos foram eleitos para prefeito. Isso impede os grupos rebeldes de praticarem extorsão. Com menos dinheiro, as guerrilhas aumentaram o número de atos de violência contra cristãos, com o objetivo de intimidar a prefeitura.

Outros cinco pastores foram convocados para serem questionados peço segundo maior grupo rebelde do país, o ELN. Estima-se que haja 4.500 soldados desse grupo apenas em Arauca. Eles viajam livremente pela fronteira entre Venezuela e Colômbia p fugirem de confrontos com o Exército colombiano. A Venezuela permite que eles tenham acampamentos na fronteira.

Fonte: Portas Abertas

domingo, 19 de abril de 2009

Pesquisa indica queda no número de pessoas que se dizem cristãs nos EUA


A reportagem de capa da edição de 4 de abril da revista americana Newsweek traz um título que, ao menos, chama a atenção de qualquer líder eclesiástico: “O fim da América cristã”.

A partir de uma pesquisa da “American Religious Identification Survey”, a revista afirma que entre 1990 e os dias de hoje o número de americanos que declaram não ter religião alguma quase dobrou - indo de 8% para 15%.

Além disso, a sondagem diz que o número de americanos que se identificam como cristãos - considerando suas inúmeras variações - teve uma queda de 10 pontos percentuais no mesmo período, passando de 86% para 76% da população.

Estes são dados que impressionam, principalmente quando se considera que os mesmos são provenientes dos Estados Unidos, vistos por muito tempo como um verdadeiro celeiro de pastores e missionários.

Fonte: Cristianismo Hoje

Mulher é agredida e expulsa de casa por ser cristã no Sudão


Quando Halima Bubkier da cidade de Sinar se converteu do islamismo para o cristianismo no ano passado, seu marido aceitou sem nenhum problema.

“Depois de assistir o filme ‘Jesus’, senti que precisava de uma mudança em minha vida sem esperança e sem sentido”, disse a mãe de 35 anos. “Eu vivi uma vida de alcoolismo e falta de controle, então, tentei o cristianismo e ele funcionou para mim. Eu compartilhei essa visão com meu marido, e ele me apoiou e permitiu que frequentasse os cultos.”

As notícias de sua conversão se espalharam rapidamente, e no dia 14 de setembro ela ficou frente a frente com extremistas que sentiram que sua conversão era um ato de traição. Algumas semanas depois, durante os banquetes do Ramadã, os islamistas proibiram que seu marido participasse das refeições por causa da fé dela.

“Meu marido foi totalmente rejeitado pelos colegas. Eles se recusaram a comer a comida que eu havia feito para ele, dizendo que muçulmanos não podem comer alimentos feitos por infieis”, disse ela.

Bubkier disse que nunca imaginava que sua mudança de fé iria provocar essa prova.

“Ele estava tão bravo que jogou uma cadeira em mim, e feriu minhas costas. Como se isso não fosse o suficiente, ele retirou todos os pertences dele de dentro da casa e a incendiou. Depois de perder tudo o que eu tinha, ele me expulsou”, conta.

Ela decidiu se refugiar com seu irmão mais velho, Nur Bubkier, que, quando soube da conversão de Halima a agrediu e tentou esfaqueá-la.

Maria Mohamud e um diácono da Igreja de Cristo no Sudão conseguiram resgatá-la, mas Halima Bubkier ficou presa na delegacia por três dias, sob as acusações de “desrespeito ao islã”. Durante esse período, Mohamud cuidou de seu filho de 2 anos.

Depois dos três dias, ela esperava ser julgada.

“Antes de minha audiência, um pastor copta [identificado apenas como Sheed], soube do meu caso e conversou com um policial, afirmando que, de acordo com a lei, ninguém deve ser preso por causa da religião. Então, fui solta.”

Bubkier deixou seus filhos de 6 e 8 anos com seu marido, que parece ter casado com outra mulher. Ela disse que apesar de estar muito preocupada com a segurança de seus filhos, ao menos está escondida e seu marido não sabe onde ela está.

“Esperava que meu marido apreciasse minha mudança positiva, mas ao invés disso, ele respondeu negativamente. De fato há algo errado com o islã, em que o bem é recompensado com o mal”, diz Halima. “Mas eu me sinto normal. Agora eu tenho uma vida melhor para viver. Estava perdida na escuridão. Deixe que Deus perdoe todos aqueles que me prejudicaram. Eu sei que não posso voltar atrás.”

Fonte: Portas Abertas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Gerente do tráfico muda vida e testemunha na revista americana Newsweek


Demétrio sobreviveu à metralhadora, mas não resistiu à ação de Deus na sua vida. Por Paulo Cezar Soares

De repente, ele fica frente a frente com policiais encapuzados em uma das ruelas da favela do Morro do Alemão, um complexo de uma dezena de favelas no subúrbio da Leopoldina, Zona Norte do Rio, ocupada por diversos policiais à procura de armas e drogas, e é atingido por duas rajadas de metralhadora. A madrugada de 4 de junho de 1992 ficará para sempre gravada na memória de Demétrio Martins, 31 anos, quando livrou-se da morte, mas ficou paraplégico. Era o fim da sua participação no tráfico de drogas.

Começou a fazer parte desse mundo aos 15 anos. No início, seu trabalho consistia em embalar a cocaína, mas aos poucos foi se envolvendo de forma mais intensa, até ser promovido a gerente geral, homem de confiança do traficante Orlando Jogador, morto em 1994. Convertido ao Evangelho há sete anos, tornou-se um missionário. Congrega na Assembléia de Deus, no bairro de Inhaúma, e sua história foi tema de capa da revista Newsweek, uma das mais importantes do mundo.

Viatura - Abandonado à própria sorte pelos policiais, foi socorrido por um morador local e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso e depois transferido, a pedido do traficante Orlando Jogador, para uma clínica. Ao todo, foram 47 dias de internação. "Naquela hora vi a morte de perto e clamei a Deus, que me enviou um socorro, o irmão Devair, que segurou na minha mão e disse que eu não iria morrer", conta Demétrio, que se fingiu de morto e ouviu tudo o que os policiais falavam. "Depois de pegarem meu dinheiro e as drogas que estavam no bolso da jaqueta, um deles falou: vamos embora e depois a gente volta com uma viatura para resgatar o corpo", ressalta.

A partir do momento que retorna para a sua casa no Morro do Alemão, onde foi criado, passa por momentos de sofrimento e dificuldades. Imobilizado numa cama, precisava do favor de alguém para fazer as coisas mais simples, como ir ao banheiro e pegar um copo de água. Ficava pensando na sua fase de poder no morro, com dinheiro no bolso e temido pelas pessoas. "Ganhei muito dinheiro, mas com a mesma facilidade que ganhava, gastava". Além disso, ainda enfrentou a perseguição do policial que o baleou, que trabalhava no posto comunitário do morro. A depressão foi aos poucos tomando conta, a tal ponto que Demétrio tentou o suicídio.

Um dia, um grupo de evangelistas estava fazendo um trabalho na favela e resolveu bater na sua porta. Falaram sobre Jesus e o convidaram para ir na igreja. Aceitou o convite e foi. A seu modo, começou a conversar com o Senhor, dizendo que gostaria de se converter, mas queria ver mudanças na sua vida. À tarde foi de novo para a igreja e sentou no último banco.

Visão espiritual - Terminado o culto, as pessoas já estavam saindo, quando uma irmã se aproximou de Demétrio e lhe disse: "Aquela metralhadora não te matou porque o Senhor estava naquele lugar. Você vai passar uma provação, mas não temas porque Ele está contigo. Teus amigos morrerão porque têm o coração endurecido para Deus, e aqueles que te abandonaram, Deus os levará até você. Abra o teu coração e pregue", concluiu a irmã.

"Naquela noite aceitei o Senhor e ganhei uma Bíblia. Três dias depois, pela manhã, colegas do tráfico estiveram na minha casa para fazer uma visita", relembra. Nessa hora, Jesus tocou o seu coração com a mensagem: "Abra a tua boca e coloque um disco". Assim foi feito. Depois que todos foram embora, um deles retorna, tendo ao lado o gerente do tráfico que tinha ficado no lugar de Demétrio, que, cumprindo mais uma vez o que Deus havia ordenado, prega o Evangelho, e o gerente se converte, juntamente com a mulher.

Cada vez mais firme nos caminhos do Senhor, passa a receber convites de diversas igrejas para pregar e contar o seu testemunho. Em uma delas - Casa da Bênção -, conhece Marta da Rocha Martins, 32 anos, com quem se casou em novembro de 99. "Estava afastada da igreja há 12 anos. Quando voltei, Demétrio foi pregar, começamos a namorar e acabamos nos casando", conta Marta, que em todos os momentos está sempre ao lado do marido.

Agora, quando Demétrio passa pelas ruelas da favela, onde nasceu e continua morando, ninguém fica com medo. As pessoas sabem que ali está um homem transformado que, pelo poder sobrenatural de Deus, abandonou as armas para pregar a Palavra de Deus.

Fonte: almamarcada.blogspot.com

Igrejas são vítimas de violência durante Semana Santa no Sri Lanka


Uma igreja em Hambantota, sul do Sri Lanka, cancelou seu culto de Páscoa por causa de ameaças. O pastor foi ameaçado de morte, e lhe deram até o fim do mês para deixar a área.

A Igreja Metodista em Pepiliyana, oeste do país, foi invadida durante a Semana Santa. Tudo que estava dentro da igreja, inclusive documentos, foi levado.

A Páscoa no Sri Lanka não é amplamente celebrada. Geralmente, os cristãos vão à igreja para cultos na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa.

Tecnicamente, a Constituição garante liberdade de culto e de celebrar eventos religiosos. No entanto, a prática é diferente.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Fanáticos muçulmanos queimam igrejas na Nigéria


Fanáticos muçulmanos atacaram segunda-feira em Gwada, no norte da Nigéria, cristãos durante a celebração da festa de Páscoas, queimaram três igrejas e feriram 26 fiéis, noticiou terça-feira o jornal privado "Punch".

Os assaltantes teriam sido irritados pela procissão de jovens cristãos pela cidade, que tocavam tambor e dançavam em comemoração da ressurreição de Cristo.

Outros fanáticos muçulmanos atacaram a Igreja Baptista em Minna, a capital do Estado do Níger, mas foram confrontrados com a determinação dos jovens cristãos que conseguiram impedir a destruição do seu local de culto.

No entanto, eles destruíram pelo menos três veículos e feriram numerosos fiéis.

O porta-voz da Polícia, Richard Oguche, anunciou a detenção de 88 fanáticos muçulmanos em Gwada e de 20 outros em Minna.

Fonte: Folha Gospel

Ativista Cristão Julio Severo foge do Brasil para escapar de acusações de “homofobia”

Julio Severo, um dos ativistas pró-vida e pró-família mais proeminentes do Brasil, fugiu do Brasil para escapar do Ministério Público Federal que está atrás dele depois que uma queixa de “homofobia” foi registrada contra ele por sua cobertura desfavorável da parada gay de 2006, de acordo com Severo.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Severo declara em seu blog que procuradores federais estão querendo obter seu endereço do homem responsável pelo seu domínio de internet. O homem contratou um advogado para defender sua afirmação de que ele não é obrigado a entregar a informação. Contudo, seu argumento foi rejeitado.

“Portanto, diante desse absurdo, vi-me forçado a sair do país com minha família: uma esposa com gravidez avançada e duas crianças pequenas”, Severo escreve em seu blog. “Estamos neste momento num lugar totalmente estranho. Que escolha tínhamos?” (veja o texto completo no blog dele: http://juliosevero.blogspot.com/2009/03/julio-severo-fora-do-brasil.html)

“Se quiserem continuar com suas ações absurdas contra mim por ‘homofobia’, aviso que não estou mais no Brasil. Deixem meus amigos em paz”, acrescenta Severo.

“Ao mesmo tempo, dou outro recado. Não me calarei. A voz que Deus me deu continuará sendo usada para alertar o Brasil, quer eu esteja na Índia, no Quênia, na Nicarágua ou qualquer outro país do mundo”.

O termo “homofobia” é usado por ideólogos homossexualistas para se referir àqueles que rejeitam a sodomia e outras práticas prejudiciais comuns entre homossexuais. Embora o próprio termo seja utilizado com o propósito de implicar que os que criticam a conduta homossexual têm um medo irracional de homossexuais, “homofobia” é agora tratada como crime em algumas nações, inclusive o Brasil.

Embora o Brasil não tenha aprovado nenhuma lei contra “homofobia”, seus tribunais têm reiteradamente condenado indivíduos e grupos por esse crime imaginário, chegando ao ponto de proibir uma campanha pró-família inteira realizada pelo grupo evangélico VINACC.

O artigo que provocou a perseguição contra Severo comenta que a conduta homossexual é imoral, e exorta aqueles que estão envolvidos nesse pecado a se converterem ao Cristianismo. O artigo também nota o elo entre muitas organizações homossexualistas e a pedofilia, e observa que embora as paradas homossexuais anuais do Brasil recebam imensa cobertura dos meios de comunicação, a grande Marcha para Jesus mal é mencionada.

Severo recebeu ajuda para escapar do Brasil depois que o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho fez um apelo público por ele em seu programa de rádio na internet.

Carvalho, que está vivendo nos Estados Unidos, diz que considera o Brasil perigoso para os conservadores, e chamou Severo “o brasileiro mais discriminado e perseguido”.

Fonte: Gnoticias

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Acusações de bruxaria contra crianças preocupam, diz Acnur

Vítimas são perseguidas e até mortas; agência da ONU diz que problema é do mais sérios em acampamentos de refugiados em todo o mundo; albinos também sofrem agressões.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, afirmou que os trabalhadores de ajuda humanitária devem estar atentos para acusações de bruxaria contra crianças e mulheres principalmente nos países africanos.

Um estudo feito pela responsável de reassentamentos do Acnur, Jill Schnoebelen, faz um alerta sobre casos de violência e perseguição gerados pelas alegações.

Campanhas

"Segundo a agência da ONU, para combater o problema, os agentes humanitários deverão se engajar em campanhas de esclarecimento.

Num encontro sobre o tema, organizado pela agência, o diretor da organização "Stepping Stones Nigeria", Gary Foxcroft, disse que quanto um menor é apontado como bruxo, ele é rejeitado pela família e pela comunidade.

A organização acompanha crianças nigerianas que sofreram agressões físicas e mentais após terem sido acusadas de participação em ritual de bruxaria.

Problema

Além das crianças, Foxcroft explicou que as mulheres estão mais sujeitas a estes tipos de acusações. E que em alguns países africanos, como na Tanzânia, os albinos são assassinados porque há quem acredite que partes dos seus corpos têm poderes mágicos."

O responsável do Serviço de Política, Desenvolvimento e Avaliação do Acnur, Jeff Crisp, disse que em alguns países, as acusações de bruxaria estão entre os mais sérios problemas enfrentados pela agência nos acampamentos de refugiados.

Fonte: Folha Gospel

sábado, 11 de abril de 2009

100 anos da AD - Mais fotos históricas


Primeiro templo em Belém do Pará


Segundo Templo em Belém


Escola Bíblica


Conjunto Infantil

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Igrejas evangélicas fazem campanha para auxiliar vítimas de terremoto; número de mortos chega a 278


A Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI) iniciou nesta quarta-feira uma campanha para arrecadar doações que serão repassadas às vítimas do terremoto que atingiu a região de Abruzzo, na segunda-feira.
"A população de Abruzzo, tão duramente atingida por esta catástrofe, está no centro das nossas orações, dirigidas especialmente àqueles que perderam seus parentes", disse o presidente da FCEI, Domenico Maselli.
Ele afirmou que as igrejas protestantes "estendem sua solidariedade também às milhares de pessoas que estão levando socorro e prestando assistência a feridos e sobreviventes".
O dinheiro arrecadado será enviado a projetos de ajuda humanitária coordenados pelas próprias igrejas evangélicas, que por sua vez serão responsáveis por repassá-lo às vítimas de Abruzzo. A FCEI é integrada, entre outras, pelas igrejas Luterana, Metodista e Batista.
Segundo a última contagem, feita pela polícia italiana, já são 272 as mortes causadas pelo tremor, que marcou 5,8 graus na escala Richter.

Fonte: Folha Gospel

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Copta diz em audiência: "Eu sou cristão. Podem me matar"


Sob uma forte segurança providenciada pela equipe de advogados, o chamado “apóstata” Maher Mu’Tasim, cujo nome cristão é Peter Athanasius, foi a julgamento em 28 de março de 2009.

Durante a audiência, ele declarou: “Eu sou cristão, meus irmãos, e vocês podem me matar!”

No ano passado, Peter Athanasius foi o segundo caso registrado de um egípcio muçulmano que tentou mudar sua (e de sua filha) afiliação religiosa de “islã” para “cristianismo”.

Durante a última audiência em sete de fevereiro de 2009, o juiz Hamdi Yassin pediu para Nabil Gabriel, advogado principal do réu, a presença de Peter Athanasius em pessoa.

Apesar dos perigos envolvendo uma aparição em público devido às diversas ameaças de morte feitas depois que descobriram que ele abandonou o islã e foi declarado “apóstata” por fundamentalistas, Peter Athanasius foi ao tribunal.

O advogado Ashraf Edward, um dos advogados da equipe de Athanasius, descreveu os argumentos apresentados no tribunal entre as duas partes, como sendo, da parte dos advogados muçulmanos, um “julgamento sobre cristianismo”.

Howaida ElOmda acrescentou que a audiência foi uma completa ofensa e desprezo pelo cristianismo, feitos pela equipe de defesa. “Eles não estavam conduzindo o caso baseados na lei, e usaram um recorte de jornal no qual o juiz concedeu a custódia dos filhos a um cristão que se converteu ao islã, e as cláusulas da sentença afirmavam que isso iria prevenir que as crianças ficassem acostumadas a ir para a igreja.”

“Em seu desprezo ao cristianismo, afirmaram que o islã é a ‘melhor religião, e que, por isso, é melhor não sair do islã pelo bem do interesse comum. A verdadeira religião para Alá é o islamismo”, comenta ElOmda.

Um dos advogados querelantes protestou ao juiz dizendo: “Eu sou um cidadão egípcio, e um advogado como ele, frequentando os mesmos lugares; mas ele afirma que sou inferior porque sigo uma fé ‘inferior’ a dele, de acordo com sua própria visão. Porque minha religião e eu estamos sendo rebaixados? Porque ele quer me fazer sentir como se não seguisse uma religião monoteísta? Tudo isso que falaram sobre a custódia das crianças para não se acostumarem a frequentar a igreja; mas a igreja também não é um lugar de adoração?”

Peter Athanasius confirmou sua intenção de prosseguir em seus esforços para obter o direito de mudar de religião como garantido na lei egípcia, e alterar a palavra “muçulmano” em sua identidade para “cristão”.

Ele, com 56 anos, foi criado como muçulmano, mas pratica o cristianismo há mais de 35; Maher também criou sua filha, Dina, de 14 anos, como cristã.

A decisão do tribunal sairá em dois meses.

Fonte: Portas Abertas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ano Novo assírio se inicia com quatro mortes de cristãos


Em uma série de assassinatos, certos de ter se iniciado uma nova onda de violência, quatro cristãos assírios foram mortos nas áreas que vão de Kirkuk a Bagdá.

Sabah Aziz Suliman, 60, foi morto em sua residência em Kirkuk no dia 1 de abril, aproximadamente às 6 horas da manhã. Esse dia marca o Ano Novo assírio, é um dos dias mais celebrados no calendário. Os assírios se reúnem em todo o mundo para celebrar a festa com danças, músicas e passando um tempo junto com suas famílias.

Em dois de abril, Nimrud Khuder Moshi, 64, foi morto em sua casa, e logo depois, Clawiz Nissan, 61, e Hanaa Isaaq também foram assassinados em sua residência, no bairro de Dora, Bagdá, uma comunidade cristã histórica.

De acordo com o governo iraquiano, durante a época de Saddam Hussein, a população assíria era de aproximadamente 2,5 milhões, o que equivale a 10% da população.

A representação deles no parlamento iraquiano consiste em apenas dois membros, quando deveriam ter, no mínimo, 25.

Estima-se que mais da metade da população cristã assíria já deixou o Iraque, e os assassinatos de cristãos assírios são o maior obstáculo para o retorno desses cidadãos.

William Warda, diretor da organização de direitos humanos Hammurabi, disse: “Estamos muito preocupados com esse aumento dramático na violência, com as eleições tão recentes. Isso afetará aqueles que estão fora do país, que preparavam seu retorno, mas que agora podem desistir.”

Ore para que a onda de ataques e violências seja encerrada, e para que, os cristãos assírios sintam a paz de Deus para retornarem para o Iraque, abençoando o país com sua presença e perseverança.

Fonte: Portas Abertas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Especial 100 anos da AD - Fotos Históricas


Navio que trouxe os missionários para o Brasil


Daniel Berg e Gunnar Vingren


Gunnar Vingren e família


Daniel Berg e família

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Com a imagem de uma caveira, mexicanos reverenciam 'Santa Muerte'


Culto não-reconhecido pela Igreja Católica aconteceu neste domingo.
De acordo com a polícia, crença vem se espalhando entre traficantes.
Seguidores da ''Santa Muerte'' se reuniram neste domingo(5) no México. O culto, não-reconhecido pela Igreja Católica, homenageia a imagem de uma caveira.
De acordo com a polícia e com a igreja, ''Santa Muerte'' é reverenciada por traficantes de drogas e criminosos, e seu culto vem crescendo com força justamente nas regiões mais violentas da Cidade do México.


Fonte: blog Crentarada

Cristãos indianos treinados e lutando por seus direitos


Esta é a terceira parte do artigo intitulado A realidade sobre a India.

Na Índia, país predominantemente hinduísta, os cristãos são de longe uma minoria. Eles têm sido perseguidos durante anos, e no estado de Orissa, local mais tenso do país, cerca de 50 pessoas perderam suas vidas em uma onda de violência que ocorreu em 2008. Como ocorre a perseguição dos cristãos indianos? Qual é a história desses cristãos e como eles se preparam para enfrentar tamanha opressão?

Nova Déli – Lemos na Bíblia, em 2 Timóteo 3.12, que os seguidores de Jesus serão perseguidos. Alguns cristãos perguntam a Deus se ele colocará um fim a opressão, mas isso não acontecerá. A oração certa é a que pede a Deus a força para permanecer firme. A perseguição na Índia é a prova de que a igreja está cumprindo a vontade de Jesus: a ordem de seguí-lo. As palavras duras de Abhishek Singh, diretor da Portas Abertas Índia, no início do seminário, tiveram um efeito rápido. Era como se os pregadores e pastores presentes fossem rudemente acordados com uma sacudida.

“Incendiaram minha igreja, mas eu não estava preparado para enfrentar isso, de maneira alguma, e não conseguia entender por que tinha que acontecer com minha comunidade. Nunca pensei que a perseguição é parte vida diária de um cristão”, disse um pastor de Orissa.

O objetivo primordial do seminário, que recebeu o nome em inglês de Standing Strong Through the Storm (SSTS) [Permanecendo Firmes através da Tempestade – PFAT], é equipar os cristãos a resistir à perseguição. Os pastores têm se disposto a enfrentar viagens de trem de até quatro dias para se encontrarem com os irmãos e irmãs. A maioria deles não teve qualquer tipo de educação formal, por isso, prestam muita atenção nas aulas, ouvem as histórias uns dos outros, encorajam-se entre si com palavras e canções que alegram o coração. A felicidade desses cristãos, apesar do sofrimento, das prisões, ofensas e perda de pessoas amadas, ilumina e impressiona os poucos ocidentais que participam do curso. Conhecer as histórias da Igreja Perseguida ao redor do mundo, contadas aos presentes por um membro da equipe da Portas Abertas Internacional, também traz encorajamento.

“Vocês não estão sozinhos. Por todo o mundo, centenas de milhões de cristãos estão sofrendo perseguição”, disse o membro da Portas Abertas.

Outro objetivo do seminário é gerar unidade entre os cristãos. Assim como em outros países, na Índia, os cristãos frequentam igrejas diferentes. Existem 38 denominações, desde a Igreja Católica Romana até a Igreja Luterana e Metodista. Os grupos evangélicos e pentecostais têm crescido rapidamente, principalmente em áreas rurais. O surto repentino de violência no país tem quebrado as barreiras denominacionais.

“A unidade em Jesus é mais importante do que o fato de alguém ser católico ou batista”, disse Singh.

O caminho da cruz

A Portas Abertas Internacional ministra esse curso em muitos países onde os cristãos são perseguidos. Singh e a equipe realizam cerca de 70 seminários por ano, em todas as partes da gigantesca Índia.

“Por causa do que houve em Orissa, os cristãos estão preocupados com a situação perigosa em que vivem. Mas eles estão preparados? Não, nem todos estão preparados. Não se esqueça de que a Índia é um país muito grande. Temos anos de trabalho a realizar”, disse Singh.

Santosh Munna, teólogo formado, tenta dar luz à Bíblia no que diz respeito ao fenômeno da perseguição: “Jesus tomou o caminho até a cruz, nós devemos estar preparados para fazer o mesmo. Não há outro caminho. Se você diz na Índia que Jesus é um caminho, nem os extremistas se incomodam com isso. Mas se você diz que Jesus é o Caminho, aí então você cria problemas. Nós temos que nos apegar ao que a Bíblia diz a respeito de Jesus. Não há nada que diga que nosso caminhar ao longo da vida será um mar de rosas”.

Ele ainda cita diversas afirmações de Jesus que demonstram que o sofrimento faz parte da vida cristã. Jesus disse em João 15.20: “Se me perseguiram, também perseguirão vocês”. Em Lucas 6.22, Jesus disse: “Bem-aventurados serão vocês quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem”.

Baseando-se na primeira carta de Pedro, ele declara que Deus permite o sofrimento e tem um propósito para ele. “Deus tem um plano para Orissa. Não conseguimos entendê-lo ainda, mas um dia o entenderemos.”

Ele diz também que há uma benção no sofrimento em prol de Jesus, e no final de tudo, haverá vitória. “Nós, como pessoas, podemos ser impedidos de continuar, mas nada e ninguém pode conter Cristo e sua Igreja. A Igreja continuará a existir, não importa o que aconteça. Os cristãos podem proclamar essa vitória.”

Mas como responder às ameaças de violência? É possível ter armas para se defender e sua família? Não há nenhuma dúvida de que o comportamento bíblico para essas circunstâncias é de que os cristãos nunca devem revidar, mas sim “dar a outra face”. Essa afirmação causa comentários e discussões no ambiente.

“Sim, mas e se alguém está tentando cortar minha cabeça com uma espada? Eu realmente não tenho permissão de fugir?” Questionou um pastor.

Outro pastor disse que os cristãos não devem em hipótese alguma ser violentos, nem mesmo quando tiverem que se defender. Certa vez, sua igreja foi cercada por um grupo de hinduístas radicais com pedaços de madeira e armas. Ele disse: “Começamos a ler a Bíblia e orar em voz alta. Quando os hinduístas ouviram, eles pensaram que estávamos em um grande grupo dentro da igreja, por isso, se amedrontaram e fugiram”.

Imediatamente, um colega começa a contar uma história contrastante. Em sua comunidade, todos os membros da igreja, adultos ou jovens, receberam armas para defenderem a igreja. Quando os grupos extremistas ficam de frente com os cristãos armados, eles fogem. Quando falou isso, o teólogo disse: “Mas aí eles vão a outra igreja e incendeiam ela”.

Tentando encontrar um meio-termo na discussão, ele disse ainda: “Se você vai se defender ou não, isso dependerá das circunstâncias. Mas uma coisa nunca deve acontecer. Você jamais deve se defender usando armas, nem mesmo se alguém for assassinado, porque nossa esperança está na ressurreição em Cristo”.

“Amem seus inimigos e orem pelos que os perseguem,” ele falou citando Jesus em Mateus 5.44.

Direitos

Através do seminário, a Portas Abertas Internacional espera fazer com que os líderes pratiquem em casa o que aprenderam, de tal maneira que haja um efeito multiplicador. É por isso que o programa apresenta primeiramente e de forma resumida os assuntos dogmáticos, como por exemplo, a trindade, e só depois passa para o treinamento de liderança e para os elementos essenciais de ajuda a vítimas. Em Orissa, em 2008, a organização também realizou sessões de aconselhamento pós-trauma com os cristãos afetados. A maioria dos pastores tem somente a Bíblia, portanto, no final do curso, eles recebem trinta livros, desde comentários bíblicos até alguns livros teológicos básicos. Paralelamente a esse seminário, outro encontro também foi realizado em uma localidade diferente, sobre os direitos dos cristãos na Índia. Um dos preletores foi o advogado Ram Singh, de Orissa, sendo um dos poucos com formação legal na região. Ele admitiu que estava exausto por causa da quantidade de trabalho. O telefone toca sem parar. É verdade que os cristãos são minoria, mas sob a lei, eles têm tantos direitos quanto os hinduístas.

“Mas na prática, eles fazem pouco uso disso, simplesmente porque não conhecem seus direitos”, disse Singh.

Apoiado pela Portas Abertas Internacional, ele ensina aos cristãos que devem defender seus direitos. Os primeiros frutos são visíveis. Até agora, milhares de queixas oficiais foram apresentadas às delegacias de polícia.

“De acordo com a lei, a polícia deve levar cada queixa a sério. Dessa maneira, nós os forçamos a fazer algo”.

Para começar a pressionar as autoridades de Orissa a abrir os processos contra os criminosos e prover ajuda às vítimas, Singh e sua equipe submeteram um processo na corte mais alta do estado. Essa autoridade legal de alto escalão de Orissa pode forçar o governo a tomar alguma atitude. Por causa disso, mais policiais e militares foram solicitados, o que fez com que um segundo surto de violência, depois do assassinato de outro líder hindu, fosse impedido. No momento, centenas de extremistas hindus foram presos, segundo Singh.

“Acho que quando tudo se resolver, cerca de 5.000 devem ser presos, ele afirma de forma otimista.”

Apesar de todos esses sinais promissores, ninguém quer ou é capaz de dar uma declaração de como as coisas andarão em Orissa. Existem muitos problemas. Milhares de cristãos ainda estão vivendo em campos de refugiados. Somente um pequeno número de organizações, operando sob a direção da Cruz Vermelha, tem permissão de prover ajuda. Elas suprem as necessidades básicas, mas o inverno chegou e a situação tem se agravado.

É muito difícil para muitos retornarem aos lares, porque os documentos de proprietários foram perdidos com suas casas. Singh diz que é uma tarefa difícil em termos legais. Os hindus extremistas fizeram seu trajeto de destruição em três semanas, mas a reconstrução demorará muito tempo. O diretor da Portas Abertas Índia disse: “Se não houver outro surto de violência contra os cristãos, a reconstrução pode demorar dez anos”.

* Para evitar o reconhecimento das pessoas envolvidas, os nomes foram alterados no presente artigo.

Fonte: Portas Abertas

Cristão copta chantageado para se converter ao islã


Um copta (cristão egípcio) portador de deficiência física foi forçado a se converter ao islã através de chantagens feitas por muçulmanos. Ele teve duas escolhas: se converter ao islã ou o pagamento imediato de uma dívida.

O muçulmano que havia emprestado o dinheiro tentou sequestrar a esposa do copta, fazendo com que ela fugisse da região.

Ezzat Adel Marzook, 30, que sofre de uma deficiência nos pés, recebeu uma oferta de trabalho de um muçulmano, com a condição de que ele usasse um “Tuktuk” (um compartimento ligado à motocicleta), por causa de sua deficiência.

Ezzat não teve alternativa a não ser aceitar e assinar uma promissória para que pudesse utilizar o “Tuktuk” de seu empregador.

Depois de alguns meses, o chefe muçulmano pediu o pagamento completo da dívida, e deu a Ezzat a opção de “pagar a dívida ou se converter ao islamismo”.

Quando Ezzat não pode pagar a quantia completa, um grupo de criminosos muçulmanos o prendeu dentro de sua própria casa, e foram atrás de sua esposa Hanan Radi, que rapidamente fugiu da região assim que soube da tentativa de sequestro.

A família não fala sobre o paradeiro dela, embora seu irmão esteja sendo ameaçado para contar o lugar aonde Hanan está escondida.

Enquanto isso, os muçulmanos pintaram em paredes em toda a cidade a triste história da conversão do copta e de sua dívida.

Os coptas locais se enfureceram com a maneira desumana de usar a dívida de um deficiente físico para forçá-lo a se converter ao islã. Eles demonstraram preocupação sobre a atitude negativa da polícia de Deirot, que não interferiu no caso para evitar uma possível disputa sectária que está sendo incitada pelos muçulmanos fanáticos.

A família do casal copta apelou para as organizações de direitos humanos para que os ajudem nessa campanha terrorista contra eles.

Fonte: Portas Abertas

Duas cristãs estão presas por praticar sua fé


A rede de notícias International Christian Concern informou que no dia 5 de março as forças de segurança iranianas prenderam duas cristãs por praticarem o cristianismo. Os oficiais alegam que Marzieh Amairizadeh Esmaeilabad e Maryam Rustampoor são “ativistas contra o governo”.

De acordo com a FCNN, os oficiais revistaram o apartamento dividido pelas duas mulheres e confiscaram seus objetos pessoais antes de as algemarem e levarem para a delegacia em Gaysha, oeste de Tehran. Depois de se apresentarem ao tribunal revolucionário em 18 de março, as cristãs foram enviadas para a famosa prisão Evin. Os oficiais iranianos disseram para as mulheres pagaram uma fiança de $400.000 dólares para serem libertas da prisão.

“As duas mulheres estão permitidas a fazer uma ligação de um minuto para sua família. Elas estão doentes e precisam de cuidados médicos. Durante o último telefonema em 28 de março, Marzieh disse que estava sofrendo de uma infecção e estava com febre muito alta. ‘Eles disseram que estou morrendo’, disse ela.”

Os oficiais iranianos aumentaram drasticamente sua perseguição aos cristãos, devido à conversão de muitos muçulmanos ao cristianismo. Somente no ano passado, 50 cristãos foram presos por praticarem sua fé, e alguns foram torturados. Não há relatos de cristãos que foram mortos por causa da tortura sofrida.

Jonathan Racho, diretor regional da ICC na África, afirmou que “A perseguição às minorias cristãs no Irã viola a liberdade essencial de seus cidadãos cultuarem livremente. A comunidade internacional tem a obrigação de se manifestar pelos direitos dos cristãos iranianos perseguidos. Pedimos que os oficiais parem de maltratar Marzieh e Maryam e as libertem da prisão.”

Ore para que Deus dê forças e consolo para as irmãs presas. Ore também pela segurança delas.

Fonte: Portas Abertas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Religiões se opõem à nova Constituição


As religiões católica e protestante são as mais duras opositoras à nova Constituição que o presidente Evo Morales quer fazer aprovar no referendo deste domingo, já que amplia o texto a temas tão sensíveis como o aborto ou o casamento entre homossexuais.

A Conferência Episcopal Boliviana declarou seus temores sobre o futuro das liberdades de imprensa e informação que, segundo a Constituição, devem estar sujeitas aos princípios da "verdade e responsabilidade".

Os temores religiosos - em um país onde cerca de 80% professa as religiões católica ou evangélica - se tornaram nos últimos dias o principal tema de debate, somando-se às críticas dos partidos de direita e empresários sobre os os benefícios em excesso concedidos aos 36 povos indígenas, alguns deles em processo de extinção.

As Igrejas Evangélicas Unidas (IEU), que congregam meia dezena das mais influentes denominações protestantes, expressaram suas observações no mesmo tom dos prelados católicos.

"Nós examinamos os perigos da proposta. Cinco aspectos nos preocupam, especialmente, como os itens que falam sobre Deus, a família, os direitos sexuais e reprodutivos, a educação e a propriedade privada", afirmou o presidente da IEU, José Luis de Losantos.

Os evangélicos consideram que a nova Constituição não coloca a família na base da sociedade boliviana, o que poderia permitir os casamentos entre homossexuais, além de trazer o risco de legalização do aborto. Na educação temem que, ao torná-la laica, não haverá respeito à religião nas escolas e universidades.

Quanto à propriedade privada, os evangélicos querem que seus templos e instalações não sejam declarados uma "função econômica e social" para que não fiquem sujeitos à expropriação.

O governo, por sua vez, considera esses temores infundados, porque a nova lei fundamental não permite abortos, nem os casamentos entre homossexuais e defende a liberdade de culto, que é uma exigência da sociedade boliviana.

"Que leiam para o povo boliviano em que artigo se legaliza o aborto, que o digam, e não simplesmente interpretem. Nós somos os maiores defensores da vida", afirmou o presidente boliviano, Evo Morales, confiante na sua vitória, como no referendo de agosto de 2008, quando foi confirmado no cargo por 67,4% dos votos.

Fonte: Portas Abertas

Igreja é destruída pela polícia local e cristãos são presos


A polícia da província de Borikhamxay, Laos, destruiu o templo de uma igreja na vila de Borikhamxay, enquanto os moradores cristãos estavam em uma reunião convocada pelos oficiais do distrito.

Um integrante do departamento de assuntos religiosos, identificado com Bounlerm, alegou que a polícia destruiu o prédio porque havia sido construído sem aprovação oficial.

A tensão entre os cristãos e as autoridades locais começou no início do ano passado quando os oficiais pediram que pelo menos 40 famílias que moravam na vila de Ban Mai se mudassem para o novo bairro de Nonsomboon, por “questões administrativas”, de acordo com um grupo de direitos humanos chamado Human Rights Watch for Lao Religious Freedom (HRWLRF). Fontes locais afirmam que esse remanejamento forçado foi uma tentativa de controlar as atividades dos cristãos em Ban Mai, que estavam compartilhando sua fé com outras pessoas no distrito.

Anteriormente, as autoridades locais despejaram os cristãos de diversos outros bairros na região. As famílias deveriam cobrir suas despesas com a mudança, incluindo o custo da reconstrução de suas casas.

No início, os moradores se recusaram a se mudar pela segunda vez, porque os oficiais não garantiam que eles poderiam construir uma nova igreja no bairro. A mudança foi feita de modo forçado.

Sentindo falta dos cultos, os aldeões ergueram um templo simples, mas a polícia arrancou a cruz do prédio, intimaram quatro líderes de igrejas para uma reunião e os prenderam por construir um templo sem permissão do governo.

A HRWLRF identificou os quatro como pastor Bounlard, pastor assistente Khampeuy, o ancião Khampon e o líder de ministério de homens, Jer. Quando as esposas dos quatro levaram comida para eles na prisão, os oficiais se recusaram a permiti-las verem seus maridos.

Em uma reunião entre os oficiais de assuntos religiosos e líderes de igreja a polícia disse ter prendido os cristãos porque eles se recusaram a demolir o prédio da igreja.

De acordo com a HRWLRF, após esses acontecimentos, iniciou-se uma campanha de intimidação, culminando na destruição do templo da igreja pela polícia local em 19 de março. Desde então, nenhuma informação foi dada sobre a reunião ou sobre os cristãos.

Ore para que os líderes estejam a salvo, e para que os cristãos consigam a permissão necessária para construir um novo templo. Ore também para que eles não desistam de sua fé devido às dificuldades.

Fonte: Folha Gospel

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Irmão Mac, um exemplo de Cristandade


O irmão “Mac” faleceu em 24 de janeiro de 2009, com 86 anos. Os pulsos de Mac tinham muitas cicatrizes para mostrar os anos que ele passou algemado na prisão. Sorrindo, ele as mostrou para os visitantes, e disse que não conseguiu se livrar delas. Que honra foi para Mac carregar a marca do sofrimento por Cristo e ver seu Senhor no céu.

Mac era um colaborador que distribuía Bíblias para as igrejas no sul e nordeste da China. Alguns dias antes de ir para o Senhor, Ana (uma colega da Portas Abertas) e seu marido foram visitá-lo e ouviram seus testemunhos de muitos anos de entregas de Bíblias. Ana disse: “Mac nunca se arrependeu dos anos que passou na prisão por Cristo. Seu último desejo era encorajar a nova geração a não se esquecer da cruz e da Palavra. Ele declarou: ‘Se eu tivesse uma segunda chance de repetir minha decisão de seguir a Cristo, mesmo sabendo que passaria 30 anos na prisão, eu decidiria por Cristo, assim como fiz antes’”.

Mac nasceu em Shantou, no sul da China. Ele conta a história de Debra, uma jovem de 18 anos da província de Henan que foi para a capital de Guangdong, pedindo Bíblias. “Eu perguntei quantas, e ela disse que quanto mais, melhor. Queríamos ver quantas ela conseguiria carregar. Quando tentou levar as Bíblias, suas pernas tremiam, mas ainda assim, ela quis levar mais.”

Ana relembra quando foi ao pier em Guangzhou para buscar Debra em 1983, dois anos após a realização do Projeto Pérola. Debra pesava cerca de 45 quilos, mas carregava mais que o dobro de seu peso. Seus pés tremiam enquanto levava uma mochila e mais uma bolsa em cada mão, mas Ana disse que ela estava com medo de ajudar Debra, por causa da polícia secreta. Na hora, ela pensou: “Onde ela encontrou tantas Bíblias? Ela não está preocupada com a segurança?” Enquanto pensava nisso, a polícia local examinava Debra. “Não conseguíamos entender; a polícia não a impediu!”, lembra Ana.

No ano passado, um membro da Portas Abertas Internacional finalmente conheceu Mac depois de ouvir sobre ele durante 20 anos. Mac sempre estava na prisão quando esse irmão viajava para vê-lo. Um dia, Mac disse para o visitante: “Eu não entendo o Senhor em muitas coisas. Quando eu finalmente ver a face do Senhor, perguntarei porque Ele me manteve na prisão durante 30 anos”.

Mac nasceu em 1923, e seu pai era um pescador. Ele tinha 12 irmãos e irmãs, e era o mais novo entre os homens. A esposa dele também era de Shantou, filha de missionários. Eles se casaram depois que Mac foi solto, após ser preso pela primeira vez. Eles não tiveram filhos e sua esposa faleceu em 2004.

Fonte: Portas Abertas

Três cristãos são proibidos de cultuar e podem ser presos


Após declarar três cristãos iranianos culpados por cooperar com “movimentos anti-governistas”, um tribunal em Shiraz ordenou que os cristãos encerrem suas atividades cristãs e parem de propagar sua fé.

Um tribunal islâmico revolucionário entregou uma sentença de prisão para Seyed Allaedin Hussein, Homayoon Shokouhi e Seyed Amir Hussein Bob-Annari. O juiz disse que iria reforçar a pena e julgá-los como “apóstatas”, ou como aqueles que deixam o islã, se eles violassem os termos de sua condicional – incluindo o contato de um com o outro.

Um novo código penal em consideração no Irã inclui um projeto de lei que pede pena de morte para a apostasia.

“O alerta dado a eles de que serão ‘presos e julgados como apóstatas’ se continuarem com as atividades cristãs é bem assustador”, disse um analista regional que pediu anonimato.

O tribunal revolucionário islâmico foi criado após a revolução de 1979 para perseguir os suspeitos de destituir o regime islâmico. Fontes afirmam que as ligações entre os acusados e essas organizações são tênues.

Os três homens foram presos em 11 de maio de 2008 no aeroporto de Shiraz, quando iam para um seminário cristão sobre casamento em Dubai. De acordo com uma reportagem da FCNN, os familiares dos três homens evitaram prestar queixas formais e concordaram com os termos de soltura, incluindo o pagamento de uma grande quantia. Os detalhes do termo são desconhecidos.

A condenação dos três convertidos dá continuidade a mais de 50 prisões de cristãos registradas somente em 2008. A recente repressão do governo inclui instituições cristãs que ministram na pequena comunidade étnica cristã.

Em 19 de março, Yonathan Betkolia, membro do parlamento assírio, anunciou que por uma ordem do tribunal revolucionário islâmico, uma igreja pentecostal em Tehran seria fechada porque oferece cultos na língua farsi, frequentados por convertidos do islã.

Estima-se que o número de cristãos assírios no país está entre 10.000 e 20.000, e cristãos armênios no Irã estão entre 110.000 e 300.000.

“O fechamento dessa igreja é claramente uma violação dos direitos humanos, porque o direito de mudar de religião e o direito de expressão estão sendo atingidos pelo partido revolucionário islâmico.”

Fonte: Portas Abertas

Funcionário é suspenso por falar de Deus


Um funcionário de um escritório em Londres foi suspenso do trabalho por quase dois meses por encorajar uma sem-teto com uma doença incurável a procurar ajuda em Deus, depois que os médicos disseram a ela para desistir.

De acordo com o Centro Cristão Legal (CLC em inglês), Duke Amachree, 53, funcionário do escritório de prevenção à falta de moradia há mais de 18 anos, foi suspenso em 28 de janeiro por falar de sua fé com um cliente. Em uma entrevista investigativa no final de março, ele recebeu a ordem de não falar sobre religião no trabalho.

A CLC disse que além de terem dito para que ele “nunca fale sobre Deus”, também afirmaram que ele não pode nem dizer “Deus te abençoe”.

Amachree, membro da Igreja World Evangelism em Londres, foi intimado para um interrogatório como resultado de reclamações feitas por alguém do público.

Michael Phillips, advogado que trabalha junto ao CLC, disse: “Em 26 de janeiro, Amachree conheceu uma cliente que seria retirada de sua casa porque o senhorio queria vender a propriedade. Os médicos disseram que ela tinha uma doença incurável, e que por isso só poderia trabalhar meio turno”.

“Durante a conversa, Amachree perguntou para a senhora por que acreditava que suas condições eram incuráveis, e com coragem, comentou que algumas vezes os médicos não têm todas as respostas. Ele estava tão preocupado com o desespero e a falta de esperança da senhora, que sugeriu que ela colocasse sua confiança em Deus. No entanto, a mulher explicou que já havia tentado a religião, e que por não ter nenhuma fé, estava satisfeita com o que os médicos disseram, e pronta para seguir em frente. Ela sorriu, agradeceu e foi embora.”

O CLC afirma que dois dias depois, entregaram uma carta para o senhor Amachree, informando que uma cliente (a senhora) tinha feito sérias acusações contra ele, e por isso, foi suspenso.

O senhor Phillips, que estava presente na reunião, acrescentou: “Em 17 de março, os funcionários de Amachree disseram que ‘Deus deveria ser mantido do lado de fora do ambiente de trabalho’. Ele foi acusado de ultrapassar os limites”.

Amachree está processando o escritório. Ele alega que a decisão de suspendê-lo “privatiza” a fé cristã e vai contra os direitos humanos. Os advogados aguardam o resultado da investigação.

Fonte: Portas Abertas

Cinco missionárias são expulsas do Marrocos por evangelizar


Cinco missionárias européias foram expulsas do Marrocos por tentar converter muçulmanos nativos ao cristianismo. As cinco mulheres foram colocadas em um barco e enviadas para a Espanha – o país de origem de quatro delas. A outra é alemã.

O Marrocos se orgulha de sua tolerância religiosa, mas além desse fato, também tem pressionado muçulmanos xiitas nas últimas semanas.

É contra a Lei tentar converter muçulmanos marroquinos a outras religiões, e o ministro de assuntos internos disse que as cinco missionárias foram presas em flagrante.

Foram encontradas gravações em árabe com registros de quando a polícia invadiu a reunião em que elas estavam, descrita como evangélica.

Nos últimos anos, cristãos foram condenados por organizarem reuniões religiosas ilegais e ofensas parecidas na Argélia.

Os grupos de direitos humanos protestaram contra as últimas séries de acontecimentos promovendo a forma xiita do islã. O Marrocos é praticamente todo sunita.

O reino cortou as relações diplomáticas com o Irã no início desse mês, e acusou a embaixada iraniana de tentar converter marroquinos em xiitas.

Uma escola foi fechada e há relatos de livros e CDs que foram confiscados.

As autoridades marroquinas estão inflexíveis, afirmando que não há nenhuma ligação entre esses acontecimentos e a expulsão das cinco cristãs, mas uma fonte afirmam que isso não está convencendo a todos.

Fonte: Portas Abertas

Bíblia continua sendo campeã de preferência entre brasileiros


A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2008, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Observatório do Livro e da Leitura e ao Ibope, traz informações preciosas para os evangélicos. Divulgada em setembro, a pesquisa investiga o hábito de leitura dos brasileiros e mostra que a Bíblia segue como o livro mais lido no país.

Os demais livros cristãos, porém, ainda ficam muito atrás. Foram 5.012 entrevistados, abrangendo um conjunto de 172 milhões de pessoas – 92% da população. Desse contingente, 95,6 milhões teriam lido pelo menos um livro nos três meses que antecederam a entrevista, e assim foram considerados “leitores”. Em plena vigência do “Ano Machado de Assis”, para a Academia Brasileira de Letras, e do “Ano da Bíblia”, para a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), os outros 77 milhões, que não teriam lido livro algum nos três meses anteriores, foram classificados como “não leitores”.

Um total de 6,9 milhões de brasileiros estaria lendo a Bíblia no momento da pesquisa, número 18 vezes maior do que o livro que aparece na segunda colocação, a ficção O Código Da Vinci, do inglês Dan Brown, cujo enredo mostra a fé cristã como uma trama conspiratória. A Bíblia também ficou na frente como “gênero” mais lido (45% dos leitores) e foi citada como “livro mais importante da vida” dos entrevistados – dez vezes mais lembrado que o segundo colocado, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, título que na verdade não existe, mas é uma referência à literatura de Monteiro Lobato. Mesmo entre os “não leitores”, a Bíblia teria sido a última leitura de 4,5 milhões de pessoas.

Esses números não surpreendem o pastor luterano Erní Seibert, de 55 anos, secretário de Comunicação da SBB. “Não há outro livro mais lido e distribuído, com tantos grupos que se reúnam para lê-lo ou estudá-lo toda semana. É livro de referência diária para o cristão”, diz, lembrando que em 2007 a SBB distribuiu 5,16 milhões de exemplares das Sagradas Escrituras. Somadas às que teriam sido impressas por outras editoras evangélicas e católicas, chega-se a cerca de 8 milhões de bíblias distribuídas só no ano passado. “E há espaço para crescer mais”, observa Seibert, explicando que muitos dos exemplares foram parar nas mãos de gente que já costuma ler as Escrituras. “A durabilidade média de cada Bíblia é de 12 a 15 anos, se manuseada com freqüência. A pessoa, então, quer uma nova”, comenta.

A SBB também tem preocupação com quem mostra menos interesse no livro sagrado. A pesquisa Retratos da leitura no Brasil revela que entre as pessoas com menos de 25 anos a Bíblia não é o livro mais lido – perde para obras didáticas, poesias, romances e, dependendo da faixa etária, até para histórias em quadrinhos. “A gente tem feito um esforço grande nos últimos anos para desenvolver textos para essa faixa. Temos a Bíblia do Bebê, com muita ilustração, e também edições para crianças e adolescentes. A tradução precisa ser legítima, criteriosa, com uma linguagem adequada. Temos tido bastante êxito, e veremos os verdadeiros resultados daqui a dez anos”, prevê Seibert.

A Bíblia segue na dianteira, mas o mesmo não acontece com as obras evangélicas. Se O Código Da Vinci aparece em segundo lugar entre os livros mais lidos, logo atrás está o esóterico O Segredo, da australiana Rhonda Byrne, seguido do infanto-juvenil campeão de vendas, a série Harry Potter, da inglesa J.K Rowling, e de clássicos infantis, como Cinderela e Chapeuzinho Vermelho. O primeiro título evangélico citado na pesquisa é Bom dia, Espírito Santo, do televangelista americano Benny Hinn, em 20º lugar.

Fonte: Folha Gospel